O lugar da afetividade no ambiente de aprendizagem: desafio da prática docente

Autores

  • Silvia Adriana Rodrigues
  • Gilza Maria Zauhy Garms

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v1i2.450

Resumo

Entre outras dificuldades, o professor passa a maior parte de seu tempo tentando criar condições para efetivar seu fazer pedagógico. A vida escolar cotidiana constitui uma realidade de cooperação e conflitos entre seus sujeitos, que pode ser menos ou mais cooperativa dependendo da forma de interagir desses sujeitos. Assim, acreditamos que uma das vias de entendimento da dinâmica escolar é esquadrinhar a qualidade das relações interpessoais entre seus atores. Nesta perspectiva, o presente trabalho verificou a representação que 50 alunos do ensino fundamental, de uma escola estadual do município de Presidente Prudente, faziam da instituição e de seus professores do ponto de vista afetivo. Nas respostas para as provocações “o que mais gosto e o que menos gosto nos meus professores” há indicativos de que a dimensão afetiva é ignorada no âmbito escolar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/12/2007

Como Citar

RODRIGUES, S. A.; GARMS, G. M. Z. O lugar da afetividade no ambiente de aprendizagem: desafio da prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 231–239, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v1i2.450. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/450. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos