O momento é de avaliar: o quê, por que, para quem, como?

Autores

  • Ana Maria da C. S. Menin

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v2i1.456

Resumo

Ao propor o título para esta comunicação, veio-me à mente a discussão histórica sobre a avaliação e os rumos que este processo vem tomando, no espaço ─ Escola ─ onde deveria encontrar ambiente favorável para fundar seus alicerces e firmar-se como uma nova ciência. Contudo, e contrariamente ao que se esperava, é justamente na escola que o processo avaliativo encontra seus maiores entraves. Tais percepções vêm promovendo no interior do grupo de pesquisa coordenado por mim, reunindo alunos da graduação, da pós-graduação, meus orientados, ex-orientados (mestres) e professores do ensino fundamental e médio uma discussão profícua sobre os instrumentos utilizados para avaliar os alunos e os usos de seus resultados com vistas a garantir uma aprendizagem significativa e um ensino de qualidade. Discute-se e investiga-se ainda, a prática da avaliação em cursos de formação de professores que visam a preparar profissionais para atuarem junto ao ensino fundamental de 1ª a 4ª séries.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/12/2007

Como Citar

MENIN, A. M. da C. S. O momento é de avaliar: o quê, por que, para quem, como?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 46–55, 2007. DOI: 10.21723/riaee.v2i1.456. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/456. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos