Transdisciplinaridade e educação intercultural: a formação do professor indígena Apinayé em perspectiva

Autores

  • Severina Alves de Almeida Doutoranda em Linguística. UNB – Universidade de Brasília. Campus Universitário Darcy Ribeiro – Pós-Graduação em Linguística. Brasília – DF – Brasil.
  • Francisco Edviges Albuquerque UFT – Universidade Federal do Tocantins. Campus de Araguaina – Departamento de Letras. Araguaina – TO – Brasil.
  • Maria José de Pinho UFT – Universidade Federal do Tocantins. Campus de Palmas – Departamento de Pedagogia. Palmas – TO – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i4.4693

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre Transdisciplinaridade e Educação Intercultural, considerando o contexto Apinayé. Os Apinayé são um povo Indígena do norte do Estado do Tocantins. Os aspectos metodológicos estão voltados para uma concepção interdisciplinar, contemplando Estudos Teóricos e Pesquisa de Campo. Para o desenvolvimento do texto, temos duas fases que se complementam. Primeiro fazemos uma revisão da literatura atinente à temática abordada. Para os conceitos de Inter e Transdisciplinaridade, utilizamos as bases teóricas de D´Ambrósio (1997); Fazenda (2003; 2006); Nicolescu (2008; 2009); Damas (2009); Magalhães (2009); e Sommerman (2005). Para Educação Intercultural Ouellet (2002); Banks (1993); Maher (2005; 2006); e Grupioni (2001; 2003). Sobre os Apinayé Nimuendaju (1983); Da Matta (1976); e Albuquerque (1999; 2007; 2009). Acerca da pesquisa do tipo interdisciplinar: Vasconcelos (2009). Sobre Formação de Professores, Tardif (2002) e Pinho (2007). A pesquisa de campo se efetivou mediante uma etnografia com observação participante conforme Erikson (1984); e André (2000). Os dados, coletados, de forma qualitativa, foram gerados mediante diário e notas de campo. Os resultados apontam para uma realidade onde a Transdisciplinaridade se manifesta na prática pedagógica do Professor de Língua Materna Apinayé.

Biografia do Autor

Severina Alves de Almeida, Doutoranda em Linguística. UNB – Universidade de Brasília. Campus Universitário Darcy Ribeiro – Pós-Graduação em Linguística. Brasília – DF – Brasil.

Pedagogia

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Publicado

20/02/2014

Como Citar

ALMEIDA, S. A. de; ALBUQUERQUE, F. E.; PINHO, M. J. de. Transdisciplinaridade e educação intercultural: a formação do professor indígena Apinayé em perspectiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 4, p. 804–825, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i4.4693. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4693. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos