Juventude, escola e mídia: problematizando a (in)acessibilidade das mídias para a construção crítica dos processos de ensino-aprendizagem na rede pública de educação

Autores

  • Diego Mendonça Viana
  • Paula Brígido Rodrigues
  • Iago Cavalcante Araújo
  • Mauro Michel El Khouri
  • Luciana Lobo Miranda
  • Veriana de Fátima Rodrigues Colaço

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v6i1.4797

Resumo

Esse trabalho desenvolveu-se a partir da pesquisa intitulada “Adolescência e Juventude: situação de risco e redes de proteção na cidade de Fortaleza”, enfatizando uma amostra de 100 jovens na faixa etária de 14 a 17 anos, de ambos os sexos e que freqüentam o ensino fundamental e médio em escola pública estadual ou municipal, bem como salas do programa de ensino de jovens e adultos (EJA). Os objetivos consistem em: discutir o conceito de juventude com base no perfil dos jovens das escolas analisadas. Como objetivos específicos, pretendemos: debater, de forma sucinta, a função de formação da escola na contemporaneidade, bem como discutir os usos da mídia na escola, problematizando o acesso à Internet para ressignificar alguns pontos dos processos de ensino-aprendizagem. O trabalho empírico foi realizado através de questionários aplicados coletivamente. A análise dos dados foi de caráter quantitativoqualitativo, refinando o banco de dados para ter acesso ao perfil sócio-demográfico, o perfil de atividades que tinham maiores e menores interesses e, por fim, um perfil dos usos da mídia (ênfase para o uso da Internet). Concluímos que as mídias tem uma presença massiva no lazer dos jovens e que estes possuem dificuldades de acesso à internet em território escolar, embora a escola demande seu uso para trabalhos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

VIANA, D. M.; RODRIGUES, P. B.; ARAÚJO, I. C.; EL KHOURI, M. M.; MIRANDA, L. L.; COLAÇO, V. de F. R. Juventude, escola e mídia: problematizando a (in)acessibilidade das mídias para a construção crítica dos processos de ensino-aprendizagem na rede pública de educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 26–40, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v6i1.4797. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4797. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos