Considerações sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na educação de jovens e adultos

Autores

  • Roseli A. Parizzi
  • Denise Cristina da C. F. dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v6i1.4798

Resumo

Este trabalho realizou um estudo exploratório com nove alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) que passaram pela escolaridade nos últimos dez anos e que estavam matriculados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi identificar os efeitos da educação inclusiva, no que diz respeito ao acesso e equidade da educação, em relação à aquisição da leitura, escrita e cálculo tendo como referência o ciclo inicial de alfabetização. A pesquisa foi desenvolvida com alunos na faixa etária entre 16 e 46 anos, em uma cidade do interior paulista brasileiro. Dos participantes, três cursavam o Termo I: (1ª e 2ª série), três o Termo II (3ªe 4ª série) e três o Termo III: (5ª série). Elaborou-se um Instrumento de Avaliação, com questões específicas de língua portuguesa e matemática, Constatou-se que nos últimos dez anos, do grupo investigado, poucos alunos freqüentaram o ensino regular e os que freqüentaram foi por pouco tempo. A grande maioria estudou somente em escola especial, contrariando a legislação vigente da política de educação inclusiva no sistema educacional brasileiro. Apesar dos alunos receberem a classificação de alunos com NEE, o sistema escolar demonstra dificuldades em atendê-los em suas demandas específicas de aprendizagem e aponta para a necessidade de formação adequada de professores para atuar em escolas inclusivas e atender a diversidade presente em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PARIZZI, R. A.; SANTOS, D. C. da C. F. dos. Considerações sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na educação de jovens e adultos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 41–51, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v6i1.4798. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4798. Acesso em: 13 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.