A relação creche-família na visão de professora e mães usuárias de creche
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v6i2.4879Resumo
Como a família vem compartilhando a educação e a socialização da criança com creches e pré-escolas, estas instituições afetam-se mutuamente. E a relação entre elas delineia oportunidades desenvolvimentais para todos os envolvidos. Este estudo teve por objetivo conhecer as idéias de mães e professoras acerca da relação crechefamília. A pesquisa foi realizada com 16 mães e 10 professoras usuárias de uma creche pertencente à rede municipal da cidade de Belém. Para coleta de dados utilizou-se a técnica do grupo focal. Os dados foram organizados em eixos e os principais resultados apontam que as professoras têm uma visão negativa dos familiares, enquanto as mães têm uma visão positivas das professoras. Quanto à forma e conteúdo da relação, há uma relação bidirecional, pois tanto as professoras quanto os familiares buscam a relação. O conteúdo da relação ultrapassa a solução de problemas imediatos. O tempo destinado para a relação é limitado. Este é apontado como o principal elemento que vem dificultando a promoção da relação da instituição com a família. Desse modo, a relação nesta instituição é limitada e dificulta a ação educativa da creche que necessariamente deve acontecer em parceria com a família.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.