Critérios para a escolha do coordenador pedagógico de curso do ensino superior privado
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v6i2.4885Resumo
O coordenador pedagógico de curso (CP) tem fundamental importância nas Instituições do Ensino Superior (IES) privado, uma vez que grande parte dos resultados das avaliações executadas pelo MEC (Ministério da Educação) reflete, em parte, a gestão realizada por esses profissionais. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi traçar o perfil desejado de CP e propor uma forma de avaliação para candidatos ao cargo de coordenação de curso do ensino superior. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as características atuais dos CPs e realizadas entrevistas com dois Diretores de curso do Estado do Mato Grosso e Paraná, a fim de levantar os problemas decorrentes da contratação de CPs despreparados para o cargo. Com base nos resultados, foi possível concluir que nos dias atuais, o coordenador de curso de IES privada deve ser gestor de pessoas e gestor estratégico, além disso, apresentar perfil de liderança e/ou boa relação interpessoal; essas características devem estar associadas ao seu compromisso com as metas da Instituição privada. Além disso, os resultados permitiram propor um estilo de contratação para esses profissionais baseada na avaliação do currículo no que tange o envolvimento efetivo anterior com setores políticos, gerenciais, acadêmicos e institucionais e em entrevista que compreenda questões relacionadas às responsabilidades e desafios que o cargo apresenta. Visto o cenário cada vez mais competitivo do setor educacional privado, é vantajosa a contratação de coordenadores com as características mencionadas no presente trabalho; os critérios de escolha do coordenador pedagógico de curso poderiam garantir melhores qualidades no ensino e inevitavelmente nos setores econômicos da Instituição.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.