Família e escola: reflexões sobre pertencimento familiar e inclusão escolar de jovens inseridos em medida socio educativa de liberdade assistida

Autores

  • Francisco Roberto de Carlos UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos – SP – Brasil. 13565-905
  • Leandro Osni Zaniolo UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i2.5399

Resumo

O projeto de pesquisa que subsidia o presente estudo, foi originado a partir de intervenções junto a adolescentes inseridos na medida sócioeducativa de Liberdade Assistida e seus familiares. Lidar com as percepções de viverem em ambiente desestruturado e ameaçador, ausência de sentimento de pertença ou de auto identificação com o grupo familiar, sintomas de agressividade, evasão escolar e ausência de significados atribuídos aos estudos, orientaram as intervenções que tiveram por objetivo, devolver aos jovens o sentimento de pertença a uma família, mediando a resolução de conflitos. O método da intervenção contou com atendimentos domiciliares nos sistemas familiares, atendimentos em grupos de famílias na instituição e também com um serviço de plantão psicológico, para o acolhimento de questões de urgência e emergência. Os resultados preliminares do estudo mostraram pais e responsáveis mais assíduos aos grupos de famílias, mais participativos nas questões educacionais dos filhos, bem como maior acompanhamento dos adolescentes no retorno à escola, aumentando assim o número de jovens da medida matriculados e frequentando as aulas. Por meio de análise qualitativa, observou-se o resgate de uma convivência mais saudável no sistema familiar minimizando significativamente as ações de resistência à escola por parte dos jovens e, portanto, contribuindo para sua inclusão escolar.

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Como Citar

CARLOS, F. R. de; ZANIOLO, L. O. Família e escola: reflexões sobre pertencimento familiar e inclusão escolar de jovens inseridos em medida socio educativa de liberdade assistida. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 2, p. 148–154, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v7i2.5399. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5399. Acesso em: 3 mar. 2021.

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