Família e escola: reflexões sobre pertencimento familiar e inclusão escolar de jovens inseridos em medida socio educativa de liberdade assistida

Autores

  • Francisco Roberto de Carlos UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos – SP – Brasil. 13565-905
  • Leandro Osni Zaniolo UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i2.5399

Resumo

O projeto de pesquisa que subsidia o presente estudo, foi originado a partir de intervenções junto a adolescentes inseridos na medida sócioeducativa de Liberdade Assistida e seus familiares. Lidar com as percepções de viverem em ambiente desestruturado e ameaçador, ausência de sentimento de pertença ou de auto identificação com o grupo familiar, sintomas de agressividade, evasão escolar e ausência de significados atribuídos aos estudos, orientaram as intervenções que tiveram por objetivo, devolver aos jovens o sentimento de pertença a uma família, mediando a resolução de conflitos. O método da intervenção contou com atendimentos domiciliares nos sistemas familiares, atendimentos em grupos de famílias na instituição e também com um serviço de plantão psicológico, para o acolhimento de questões de urgência e emergência. Os resultados preliminares do estudo mostraram pais e responsáveis mais assíduos aos grupos de famílias, mais participativos nas questões educacionais dos filhos, bem como maior acompanhamento dos adolescentes no retorno à escola, aumentando assim o número de jovens da medida matriculados e frequentando as aulas. Por meio de análise qualitativa, observou-se o resgate de uma convivência mais saudável no sistema familiar minimizando significativamente as ações de resistência à escola por parte dos jovens e, portanto, contribuindo para sua inclusão escolar.

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Como Citar

Carlos, F. R. de, & Zaniolo, L. O. (2012). Família e escola: reflexões sobre pertencimento familiar e inclusão escolar de jovens inseridos em medida socio educativa de liberdade assistida. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 7(2), 148–154. https://doi.org/10.21723/riaee.v7i2.5399

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