Cenário e perspectivas para a melhoria do ensino público no Brasil: mídia, cultura e educação

Autores

  • Cláudio B. G. Souza UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – Departamento de Didática. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901
  • Dora I. P. da Costa UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – Departamento de Economia. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901
  • Silvio H. Fiscarelli UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – Departamento de Didática. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i2.5401

Resumo

Pensar a melhoria do ensino público no Brasil significa pensar não apenas em quais competências e habilidades desejamos desenvolver nos indivíduos, mas compreende identificar claramente o tipo de cidadãos que estamos formando e que tipo de sociedade queremos para o futuro. Neste contexto, é importante salientar que a prática em sala de aula hoje não pode ser pensada sem considerar a educação imersa na cultura e, portanto, nas formas de comunicação moderna. Assim, se existe uma crise da educação, ela não pode ser resolvida somente dentro da sala de aula. O grande desafio para a educação escolar é mostrar para os alunos, dentro da sala de aula, como será estar fora dela. A educação de qualidade é um projeto para o futuro, para o desconhecido, para um mundo que não conhecemos agora. Neste sentido direcionar a educação somente para o mercado de trabalho é um erro, pois o mercado é assim hoje, mas poderá ser outro daqui a dez ou quinze anos. Justamente porque não sabemos quais serão os requisitos para o cidadão do futuro, temos que nos concentrar no que é essencial na formação de nossos jovens. Essencial é, então, compreender as idéias, saber discuti-las, saber argumentar e reconhecer o papel das tecnologias na evolução social e cultural da humanidade.

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Como Citar

SOUZA, C. B. G.; COSTA, D. I. P. da; FISCARELLI, S. H. Cenário e perspectivas para a melhoria do ensino público no Brasil: mídia, cultura e educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 2, p. 165–182, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v7i2.5401. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5401. Acesso em: 3 mar. 2021.

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