A educação, a força transformadora da história: a experiência de Alterosa-MG

Autores

  • Dimas dos Reis Ribeiro UNIFENAS - Universidade José do Rosário Vellano. Colégio Atenas - Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado. Alfenas – MG – Brasil. 37130-000

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i3.5631

Resumo

Este artigo resgata o processo de gestão de políticas públicas de educação na perspectiva de ruptura social no município de Alterosa – experiência política gestão 1992 a 2005, período em que foram implantados programas e projetos, dando os primeiros passos para romper com a lógica do assistencialismo e clientelismo. Destaca a importância das políticas públicas de educação no contexto socioeconômico e cultural, registrando os avanços representados por essas iniciativas. Mostra a ruptura ocorrida a partir de 2001 com a ascensão de um governo que, além de resgatar e dar continuidade às boas práticas das gestões anteriores, promoveu a participação popular. Partindo de uma abordagem plural, garante uma produção acadêmica que faz da política pública da educação objeto inovador de investigação, ao mesmo tempo, demonstra a importância das práticas políticas, tanto na manutenção do conservadorismo, como no processo de reconstrução de uma nova mentalidade. Que as políticas públicas são emancipatórias, na medida em que geram emprego e renda, melhorando a qualidade de vida, dando autonomia aos usuários. O exemplo de Alterosa é uma prova inequívoca, sinaliza que uma nova realidade é possível a partir do poder local. Detectados os avanços, comprovados pelos depoimentos dos usuários e dos coordenadores, materializados em projetos e sistematizados, serão compartilhados com todos os municípios brasileiros, disseminando a lição de que é preciso conhecer para mudar.

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Como Citar

RIBEIRO, D. dos R. A educação, a força transformadora da história: a experiência de Alterosa-MG. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 3, p. 36–49, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v7i3.5631. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5631. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos