Modos contemporâneos de constituição da docência na educação básica no Brasil: um estudo em três tempos (1960-2000)
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v8i2.5834Resumo
O presente artigo busca examinar os modos contemporâneos de constituição da docência. A partir de uma análise documental de três livros de importante impacto na literatura educacional brasileira, todos oriundos de pesquisa empírica de seus autores, propõe-se um breve exercício analítico, procurando mapear as concepções de pesquisa sobre a docência na Educação Básica que predominaram (e em muito ainda predominam) no Brasil, tomando como ponto de partida para este artigo o ano de 1960. Assim sendo, seu compromisso está em estabelecer um diagnóstico crítico das principais tendências analíticas que orientaram a produção brasileira nos últimos cinquenta anos. De forma derivada aos estudos examinados, fez-se possível indicar três tendências predominantes: a) crítica das condições de burocratização e regulação da docência no Brasil, servindo-se de abordagens de caráter sociológico; b) a competência técnica como elemento indispensável na produção de uma escola democrática, da mesma forma que os saberes escolares são ferramentas fundamentais para esse processo; c) a qualidade das práticas docentes devem ser acompanhadas de um direcionamento ético-político.Downloads
Publicado
20/01/2014
Como Citar
SILVA, R. R. D. da; CORRÊA, A. de A. Modos contemporâneos de constituição da docência na educação básica no Brasil: um estudo em três tempos (1960-2000). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 2, p. 469–484, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i2.5834. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5834. Acesso em: 5 mar. 2021.
Edição
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Artigos
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