Educação infantil inclusiva: estudo comparativo das propostas pedagógicas dos centros de educação infantil na cidade Maringá/Brasil e em Guadalajara/Espanha

Maria de Jesus Cano Miranda, Maria Júlia Canazza Dall'Ácqua, Eladio Sebastián Heredero

Resumo


Este trabalho resulta de estudos decorrentes da execução de um projeto de pesquisa de campo para estudar sobre as condições que envolvem o processo de inclusão e identificar/analisar como se dá a aprendizagem e o desenvolvimento de 15 crianças com deficiência que freqüentam a Educação Infantil do sistema regular de ensino, segundo a percepção de profissionais e familiares, na cidade de Maringá/Brasil e em Guadalajara5/Espanha. Objetiva conhecer as propostas pedagógicas dos centros de educação infantil das duas cidades e analisar os fundamentos norteadores que embasam a prática docente no que se refere à educação das crianças em geral e da criança que apresenta deficiência. Trata-se de um estudo comparativo, realizado por meio de análise documental das Propostas Pedagógicas dos centros de Educação Infantil. Os resultados mostraram semelhanças e diferenças nos documentos dos centros dos dois contextos quanto à forma de elaboração das propostas, no que diz respeito à maneira de discutir e estabelecer os princípios norteadores para a organização da escola e da prática docente, bem como com relação aos princípios de uma escola inclusiva, à disponibilidade de recursos humanos, metodológicos e materiais. Conclui-se que os documentos dos contextos analisados cumprem a importante função de ajudar na sistematização das ações docentes e organização dos centros. Embora defendam os pressupostos de uma escola inclusiva, nos documentos dos centros em Maringá não consta a provisão dos recursos necessários para o atendimento da criança com deficiência.


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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v7i4.6284



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