A avaliação da educação superior: um estudo sobre os determinantes de desempenho

Alessandro Lepchak, André Júnior de Oliveira, Adriana Fragalli, Jorge Eduardo Scarpin

Resumo


Diante das exigências da sociedade, nota-se a evolução dos investimentos em educação superior nos últimos anos no Brasil. O objetivo do estudo foi identificar fatores que influenciam nos indicadores de desempenho da educação superior. Os dados foram coletados por meio dos sítios das entidades governamentais. A metodologia utilizada foi quantitativa, utilizando a regressão linear múltipla. Compôs a amostra 52 universidades federais, sendo o período analisado de 2009 a 2011. Os resultados apontam que a variável ‘custo por aluno’ influencia o IGC em todos os períodos. Já os indicadores CPC e ENADE são influenciados pelo ‘número de alunos’ apenas em 2009. 


Palavras-chave


Educação superior. Investimentos. Externalidades. Desempenho.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.6288



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