A difícil passagem das representações cotidianas para o saber complexo

Autores

  • Nildo Viana Professor da Faculdade de Ciências Sociais. UFG – Universidade Federal de Goiás; Doutor em Sociologia. UnB – Universidade de Brasília. Brasília – DF – Brasil. 70910-900

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i1.6474

Resumo

O artigo discute a questão da difícil passagem das representações cotidianas para o saber complexo, pois este último, devido sua sistematicidade e caráter mais abstrato, não é de fácil assimilação. Essa dificuldade, ao lado de outras determinações, é a geradora da formação ritual e das representações mescladas e é algo relativamente comum no ensino superior em todo o mundo. Nesse sentido, explicitar o processo de explicação desse fenômeno assume grande importância no debate educacional contemporâneo.

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Como Citar

VIANA, N. A difícil passagem das representações cotidianas para o saber complexo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 1, p. 58–64, 2013. DOI: 10.21723/riaee.v8i1.6474. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6474. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos