A leitura e a escrita: práticas sociais críticas e democráticas sob o enfoque de Paulo Freire

Autores

  • Jéssica Nascimento Rodrigues Doutoranda em Educação. UFF – Universidade Federal Fluminense. Área de Concentração: Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Niterói – RJ – Brasil. 24020-006
  • Mary Rangel Professora Adjunta. UFF – Universidade Federal Fluminense. Área de Concentração: Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Niterói – RJ – Brasil. 24020-006

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i1.6479

Resumo

Neste artigo, destrinçam-se algumas contribuições do pensamento de Paulo Freire no que toca a democracia e a linguagem com o objetivo de: entender democracia, democratização e práticas democráticas, segundo os apontamentos do educador em questão; debater a transição da ingenuidade para a criticidade humana, como condição para a participação dos sujeitos nas práticas sociais democráticas; e compreender a visão freireana sobre a leitura e a escrita, processos formativos imbricados. No desprendimento de uma meta-análise, de Freire por Freire, assim como no afastamento de uma análise limitada a Freire por outrem, ancora-se na obra do próprio autor (FREIRE, 1996; 2005a; dentre outros) e em autores do campo da linguagem (BAGNO, 2002a; 2002b; TRAVAGLIA, 2011, dentre outros) e do campo da educação (GIROUX, 1997; COUTINHO, 1979, dentre outros). São trazidos alguns pontos considerados essenciais para se compreender a prática educativa (que não é neutra) ‒ e nela a aprendizagem da leitura e da escrita por um viés crítico ‒ como uma porta aberta à passagem do ímpeto transformador.

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Como Citar

RODRIGUES, J. N.; RANGEL, M. A leitura e a escrita: práticas sociais críticas e democráticas sob o enfoque de Paulo Freire. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 1, p. 123–144, 2013. DOI: 10.21723/riaee.v8i1.6479. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6479. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos