A abordagem rogeriana como uma possibilidade de intervenção, prevenção e combate ao bullying

Autores

  • Rone Aparecido Dias Barbosa Graduação em Psicologia. UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados. Dourados – MS - Brasil. 79824-010
  • Bruna Paes de Barros Pós-doutorado em Ciências da Saúde (Nefrologia). UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina – Pós-graduação em Ciências da Saúde. São Paulo – SP – Brasil. 04021-001. UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados. Dourados – MS - Brasil. 79824-010

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p174

Palavras-chave:

Bullying, Abordagem centrada na pessoa, Facilitação das relações interpessoais, Conciliação humanista,

Resumo

O bullying é um fenômeno que acontece nas escolas e que se tornou evidente principalmente nas últimas décadas. O modo como os profissionais atuantes na educação lidam com as relações interpessoais no ambiente escolar pode ser decisivo na prevenção e no combate a esse fenômeno, que pode causar grandes consequências aos envolvidos em sua ocorrência. Neste sentido, Carl Ransom Rogers publicou artigos e livros que tratam da facilitação das relações entre professores e alunos para o desenvolvimento pessoal, assunto este que, neste estudo, aproveitaremos para relacionar com o bullying. O objetivo deste trabalho é o de colaborar com as ciências humanas sobre a temática crescente acerca do bullying, sob a perspectiva da Psicologia Humanista. Realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre este tema em revistas, livros e nas bases de dados científicas PePSIC, SciELO e BVS-Psi Brasil. A abordagem centrada na pessoa e outras formulações derivadas de tal abordagem, como a aprendizagem centrada no aluno e a conciliação humanista, são os principais resultados encontrados, os quais visam promover a facilitação dos relacionamentos interpessoais e, desta forma, caracterizam-se como importantes ferramentas a serem utilizadas por professores e profissionais de áreas afins para prevenir e combater o bullying.

Biografia do Autor

Rone Aparecido Dias Barbosa, Graduação em Psicologia. UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados. Dourados – MS - Brasil. 79824-010

Acadêmico do 9º semestre do curso de Psicologia.

Bruna Paes de Barros, Pós-doutorado em Ciências da Saúde (Nefrologia). UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina – Pós-graduação em Ciências da Saúde. São Paulo – SP – Brasil. 04021-001. UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados. Dourados – MS - Brasil. 79824-010

Doutora em Ciências da Saúde (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina

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Publicado

11/04/2016

Como Citar

Barbosa, R. A. D., & Barros, B. P. de. (2016). A abordagem rogeriana como uma possibilidade de intervenção, prevenção e combate ao bullying. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 11(1), 174–190. https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p174

Edição

Seção

Artigos