Curso de formação inical em sexualidade: relato de uma proposta interventiva

Autores

  • Andreza Marques De Castro Leão Doutora em Educação Escolar com Pós-Doutorado em Sexologia e Educação Sexual. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901
  • Paulo Rennes Marçal Ribeiro Livre-Docente em Sexologia e Educação Sexual. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i3.6585

Resumo

Os cursos de licenciatura devem oportunizar espaços para abrangência da sexualidade, constituindo, assim, meios de proporcionar aos discentes uma formação específica no tocante a estes assuntos. Considerando isso, o presente estudo objetivou identificar as concepções de um grupo de discentes de um curso de Pedagogia acerca da sexualidade infantil e das relações de gênero verificando as principais necessidades formativas que apresentavam concernentes a tais temáticas para, a partir disso, elaborar e implantar um curso interventivo. Os instrumentos empregados para coleta de dados foram dois questionários. A partir dos dados deste instrumento foi elaborado um curso interventivo em sexualidade voltado para os referidos discentes. Participaram da primeira etapa da pesquisa, correspondente ao preenchimento do questionário, 342 estudantes e da segunda etapa, aplicação do curso, 38 pessoas. Os temas indicados como os mais necessários em sua formação foram: sexualidade, educação sexual, sexualidade infantil, abuso sexual, adolescência e sexualidade e deficiências. Enfim, os resultados do curso foram muito satisfatórios, conseguindo prover de formação estes discentes, porém, revela o quanto ainda é preciso fazer pensando na formação de profissionais aptos a implantação da educação sexual no contexto escolar.

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Como Citar

LEÃO, A. M. D. C.; RIBEIRO, P. R. M. Curso de formação inical em sexualidade: relato de uma proposta interventiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 3, p. 609–638, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i3.6585. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6585. Acesso em: 23 jun. 2021.

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