As pesquisas em história das disciplinas universitárias no Brasil: alguns aspectos teórico-metodológicos

Fabiana Andreza Lacort Zimermann, Mirtes Rose Andrade de Moura Mariani, Valessa Suellen Alvares Ferreira Sotelo

Resumo


O presente artigo tem como objetivo central apresentar alguns resultados de um estudo bibliográfico elaborado com a finalidade de identificar, reunir, selecionar, analisar e interpretar aspectos da Didática como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil entre os anos de 1827 a 2011. As pesquisas em história das disciplinas e dos saberes universitários tem sido considerados fundamentais para melhor compreender os contextos culturais na definição do que se deve ser ensinado no ensino superior e o papel deste na produção e reprodução do conhecimento. Para tanto, o corpus das investigações em história das disciplinas universitárias devem ser os programas das disciplinas de Didática e o Projeto Político Pedagógico das instituições onde estas se desenvolveram, além de outros documentos e relatos dos professores responsáveis pelas disciplinas em foco e dos alunos que se formaram com esse conteúdo. Tais investigações se justificam, considerando a importância das disciplinas escolares e universitárias na formação e definição dos conhecimentos que foram e são ensinados.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v8i4.6659



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Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

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