A interface da promoção de saúde e a educação sexual em uma escola de educação básica: relato de experiência

Autores

  • Priscila Aparecida Candido- Silva Graduanda em Enfermagem. USP – Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto – SP – Brasil.
  • Marta Angélica Iossi Silva USP – Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública. Ribeirão Preto – SP – Brasil.
  • Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves USP – Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas. Ribeirão Preto – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i4.6664

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um trabalho de educação sexual desenvolvido por alunos do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP)/USP,em uma escola pública de educação básica, como parte da disciplina de Promoção da Saúde na Educação Básica (PSEB). As atividades desenvolvidas na escola objetivaram conhecer os questionamentos dos alunos sobre mitos e tabus sobre sexualidade; orientar o respeito pelo corpo (o próprio e o do outro), discutir sobre gravidez e métodos anticoncepcionais e sensibilizar sobre a importância da saúde sexual e reprodutiva responsável. Os resultados apontam no sentido de que trabalhos interdisplinares e intersetorias devem estar presentes na atuação e formação profissional do enfermeiro para que ocorra o desenvolvimento de ações preventivas no contexto escolar, contribuindo para redução da vulnerabilidade de adolescentes e jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SILVA, P. A. C.-.; SILVA, M. A. I.; GONÇALVES, M. F. C. A interface da promoção de saúde e a educação sexual em uma escola de educação básica: relato de experiência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 4, p. 1038–1045, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i4.6664. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6664. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos