Educação superior no Brasil e a questão da reserva de vagas

Autores

  • Chaiane de Medeiros Rosa Doutoranda em Educação Escolar. UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara - SP - Brasil.
  • Ana Maria Gonçalves UFG - Universidade Federal de Goiás. Câmpus Catalão. Catalão – GO – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i1.6852

Resumo

Considerando o debate sobre reserva de vagas na educação superior no Brasil e a propositura de medidas, que visam o acesso de grupos historicamente excluídos desse nível de ensino, este artigo busca desvelar a realidade desses grupos, de modo a destacar a relevância da “política de cotas”, que estabelece um percentual a ser ocupado em área específica para determinados grupos, como instrumento de inclusão social e de democratização do acesso à educação superior no país. Para tanto, se apresenta um quadro do perfil social, econômico e étnico dos estudantes cotistas, demarcando a dimensão de vulnerabilidade desses sujeitos. O trabalho possui uma abordagem quanti-qualitativa e pauta-se em pesquisas do tipo documental e bibliográfica. A pesquisa documental respalda-se em legislações federais. Os dados foram obtidos por meio de consultas a dados secundários de organismos oficiais, como IBGE e Ipea. A pesquisa bibliográfica baseia-se em autores como: Brandão (2005), Gomes et al.(2011), Nascimento (2010), Reis e Schwartzman (2005), Dyane Brito Reis Santos (2009), Renato Emerson Santos (2006) e outros. Os resultados deste trabalho indicam que é inegável a relevância da reserva de vagas, como política emergencial, para resguardar o direito à educação, denegados a estratos da sociedade brasileira ao longo da história. Depreende-se, portanto, que a reserva de vagas possui um caráter democratizante, pois possibilita o acesso a direitos antes negados e/ou restritos, promovendo a inclusão social, por conseguinte, a cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ROSA, C. de M.; GONÇALVES, A. M. Educação superior no Brasil e a questão da reserva de vagas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 1, p. 2–13, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i1.6852. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6852. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos