Concepção docente sobre adequação curricular na educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v9i1.6854Resumo
O trabalho é resultado da tese de doutorado Olhares Docentes sobre Inclusão Escolar dos Estudantes com Deficiência na Escola Comum, realizada na Universidade Federal de São Carlos, no período de 2009 a 2012. O problema investigado versou sobre a opinião de docentes sobre adaptação da escola aos estudantes com deficiência. Os objetivos da pesquisa foram: identificar a opinião dos docentes sobre adaptação da escola para os estudantes com deficiência que frequentam o ensino comum e se os docentes fazem adequação do currículo para a inclusão escolar destes estudantes. A metodologia utilizada pautou-se pela pesquisa qualitativa, ancorada nos pressupostos da análise do discurso. Os resultados mostraram que não há pelos docentes uma compreensão clara do que seja adaptação da escola para alunos com deficiências. Outro resultado que identificado foi à constatação de que os docentes não fazem adequação curricular no sentido de atender com eficácia aos estudantes com deficiência na escola comum. As considerações nos levaram a refletir sobre a necessidade de formação docente para atuar na escola comum, quando nesta há estudantes com deficiência matriculados.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.