Formação profissional de nível médio em Viçosa: a reedição da dualidade estrutural
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v9i1.6861Resumo
A articulação entre o ensino médio e o ensino profissional brasileiro vem sendo realizada em meio a discussões que ora se pautam pela formação para o trabalho, ora para um ensino de formação geral. No intuito de contribuir para esse debate, este artigo tem por objetivo mapear a formação profissional em nível médio, no município de Viçosa- MG. Pretende-se, ainda, realizar uma breve contextualização da relação do ensino médio com a educação profissional e do incentivo da iniciativa pública para os setores privados. Para realizar esse mapeamento e essa contextualização, foram realizadas entrevistas semiestruturadas além de observação no campo. Por fim, consideramos que esse tema deixa algumas sinalizações, como, a manutenção da dualidade estrutural, a visão de educação profissional ainda como educação para as classes menos favorecidas, e a indicação de que essa modalidade de formação continua sendo muito procurada por aqueles que não tiveram a oportunidade de cursar um nível superior, embora continuem a desejar esse nível na perspectiva de melhores condições de vida.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.