Avaliação do desempenho docente e gestão escolar: reflexos na gestão intermédia e efeitos de reverticalização na hierarquia de escola

Autores

  • Henrique M. Pereira Ramalho ESTGV – Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Viseu. Instituto Politécnico de Viseu - Departamento de Psicologia e Ciências da Educação. Viseu – Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i2.7035

Resumo

Decorrente de uma investigação de doutoramento, procuramos, neste texto, fazer uma abordagem crítica à relação estabelecida entre a avaliação de desempenho dos docentes e a emergência de “novas” lideranças intermédias de um agrupamento de escolas, no quadro do sistema da educação básica em Portugal, aludindo ao modo como essas “novas” lideranças têm vindo a ocupar os seus espaços na administração e gestão da escola básica portuguesa. Congruentemente, apresenta-se na configuração de um ensaio sóciocrítico de carácter iminentemente conclusivo daquela mesma investigação, também suportado por um modelo teórico analítico que subsidiou teoricamente a pesquisa. No geral, inscrevemos este nosso ensaio na metodologia específica do estudo de caso, tendo recorrido a diferentes técnicas de pesquisa e recolha de dados, designadamente, o questionário, a entrevista, documentos pessoais críticos e análise de documentos oficiais oriundos da administração central (legislação) e do agrupamento de escolas observado. Concludentemente, observamos a percepção de algumas fragilidades e, até, ruturas com o reconhecimento e legitimação daquelas lideranças intermédias, muito particularmente quando são identificadas como lideranças a quem é atribuída a responsabilidade pela gestão e execução da avaliação.

Downloads

Publicado

13/06/2014

Como Citar

RAMALHO, H. M. P. Avaliação do desempenho docente e gestão escolar: reflexos na gestão intermédia e efeitos de reverticalização na hierarquia de escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 2, p. 290–305, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i2.7035. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7035. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos