Avaliação do desempenho docente e gestão escolar: reflexos na gestão intermédia e efeitos de reverticalização na hierarquia de escola
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v9i2.7035Resumo
Decorrente de uma investigação de doutoramento, procuramos, neste texto, fazer uma abordagem crítica à relação estabelecida entre a avaliação de desempenho dos docentes e a emergência de “novas” lideranças intermédias de um agrupamento de escolas, no quadro do sistema da educação básica em Portugal, aludindo ao modo como essas “novas” lideranças têm vindo a ocupar os seus espaços na administração e gestão da escola básica portuguesa. Congruentemente, apresenta-se na configuração de um ensaio sóciocrítico de carácter iminentemente conclusivo daquela mesma investigação, também suportado por um modelo teórico analítico que subsidiou teoricamente a pesquisa. No geral, inscrevemos este nosso ensaio na metodologia específica do estudo de caso, tendo recorrido a diferentes técnicas de pesquisa e recolha de dados, designadamente, o questionário, a entrevista, documentos pessoais críticos e análise de documentos oficiais oriundos da administração central (legislação) e do agrupamento de escolas observado. Concludentemente, observamos a percepção de algumas fragilidades e, até, ruturas com o reconhecimento e legitimação daquelas lideranças intermédias, muito particularmente quando são identificadas como lideranças a quem é atribuída a responsabilidade pela gestão e execução da avaliação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.