Coerência entre saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem sucedida

Autores

  • Lenita Carmello de Almeida UNIARA - Centro Universitário de Araraquara. Curso de Pedagogia - EAD - Departamento de Ciências Humanas e Sociais. Araraquara – SP – Brasil.
  • Dirce Charara Monteiro UNIARA - Centro Universitário de Araraquara - Departamento de Ciências Humanas e Sociais. Professora do Curso de Pedagogia e coordenadora do Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i2.7037

Resumo

Apesar de investimentos na área educacional, o Brasil ainda continua com sérios problemas, principalmente nas questões referentes à alfabetização. Investigar os saberes e práticas de profissionais bem sucedidos pode fornecer diretrizes relevantes para o trabalho do professor alfabetizador, foco desta pesquisa. Nesse contexto, buscou-se analisar a coerência entre saberes e atividades que configurem a prática pedagógica de uma professora alfabetizadora bem sucedida, considerando as diferentes naturezas dos saberes e os condicionantes da prática pedagógica. Trata-se de um estudo de caso que constou das seguintes etapas: a) busca de fundamentos; b) duas entrevistas semiestruturadas com a professora; c) observação de suas aulas; d) análise do seu material didático bem como de seu planejamento. Nem sempre foi possível correlacionar as práticas observadas aos saberes identificados, até porque nem todos os saberes necessariamente possuem uma contrapartida prática. A prática do professor, por sua vez, com todos os seus condicionantes, apesar do planejamento, nem sempre pôde ser relacionada a um saber no contexto nem sempre previsível da sala de aula. Feitas essas ressalvas, dentre os resultados, foi possível obter um quadro significativo de saberes e práticas coerentes. Além disso, o grande comprometimento da professora com o ensino na escola pública, visível tanto na sua atuação com os alunos como nos seus depoimentos, o seu posicionamento crítico, seu espírito inovador e criativo, que constituem o seu saber-ser, foram fatores fundamentais na configuração da prática pedagógica bem sucedida desta alfabetizadora.

Downloads

Publicado

13/06/2014

Como Citar

ALMEIDA, L. C. de; MONTEIRO, D. C. Coerência entre saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem sucedida. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 2, p. 317–326, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i2.7037. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7037. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos