A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais

Autores

  • Dimas dos Reis Ribeiro Docente. UFMA - Universidade Federal do Maranhão - Campus Pinheiro. Departamento de Ciências Humanas. São Luís – MA – Brasil.
  • Renata Aparecida Martins Gonçalves Discente do Curso de Pedagogia. UNIFENAS - Universidade José do Rosário Vellano. Alfenas – MG – Brasil.
  • Thais Alessandra Moreira Discente do Curso de Pedagogia. UNIFENAS - Universidade José do Rosário Vellano. Alfenas – MG – Brasil.
  • Tatiana Beltrão Discente do Curso de Pedagogia. UNIFENAS - Universidade José do Rosário Vellano. Alfenas – MG – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i2.7045

Resumo

Não temos como negar que os avanços tecnológicos estão a cada dia mais perto das pessoas e aos poucos tem tomado os ambientes escolares com uma formulação discursiva de que promoverá uma maior integração dos educandos e aperfeiçoando o método de ensino aprendizagem, como sinaliza estar ocorrendo no Centro de Educação Fazendo Acontecer “Ana Paula Silva Gomes”, escola privada do município mineiro de Paraguaçu. Será que é isso mesmo que tem ocorrido? Sabemos que a utilização incorreta dessa ferramenta pode bloquear o desenvolvimento da criatividade e a capacidade de sintetizar as informações recebidas. Na maioria das vezes por falta de discernimento, as próprias crianças e jovens serão os mais prejudicados por essa sedutora tecnologia, visto que os pais, em função da própria lógica do mundo do trabalho não desfrutam de condições para supervisionar os estudos que se realizam diante dos computadores e da internet. Além do mais, na própria sala de aula pode ocorrer um distanciamento e frieza na relação entre educandos e educadores. De tal forma que os pais, educadores e profissionais da educação precisam acompanhar com muita cautela a implantação dessas tecnologias inovadoras em salas de aula para que não seja comprometido todo o processo de ensino aprendizagem e tenhamos no futuro um exército de pessoas que não saberão escrever, ler e contar.

Downloads

Publicado

13/06/2014

Como Citar

Ribeiro, D. dos R., Gonçalves, R. A. M., Moreira, T. A., & Beltrão, T. (2014). A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 9(2), 413–422. https://doi.org/10.21723/riaee.v9i2.7045

Edição

Seção

Artigos