Saberes sobre brincar: o que as pesquisas publicadas na ANPED revelam?
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v9i2.7047Resumo
Esse texto é decorrente de uma pesquisa de conclusão de Pós Graduação Lato Sensu em Educação Infantil, de uma universidade pública brasileira que investigou como o brincar se apresenta nas pesquisas produzidas no campo da Educação Infantil, publicadas nas Reuniões Anuais da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, em específico no Grupo de Trabalho 07: Educação das Crianças de 0 a 6 anos. Foram analisados artigos publicados no GT 07 das Reuniões Anuais de 2005 a 2011 dessa Associação, que abordaram o Brincar no cotidiano da Educação Infantil. Os resultados evidenciaram, dentre outros aspectos, que nas recentes publicações o brincar deve se apresentar como eixo central das práticas pedagógicas na Educação Infantil. Destaca ainda na análise destas produções as relações estabelecidas do brincar com outros fenômenos diretamente relacionados aos processos educativos das crianças na Educação Infantil, como: formação de grupo de crianças, consumo e cultura midiática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.