Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013)

Autores

  • Daniele Ramos de Oliveira Doutoranda em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Tecnologia – Pós-graduação em Educação. Presidente Prudente – SP - Brasil.
  • Rosângela Aparecida Galdi da Silva Doutoranda em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Tecnologia – Pós-graduação em Educação. Presidente Prudente – SP - Brasil.
  • Célia Maria Guimarães Pós-doutorado. ULISBOA - Universidade de Lisboa. Lisboa – Portugal. 1649-004 e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Santarém – Portugal. 2001-902. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente – SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i1.7133

Resumo

Este artigo discute o tema da formação de professores para educação infantil e sintetiza as tendências das teses e dissertações brasileiras sobre essa formação, no âmbito do Curso de Pedagogia. Com essa intenção, contextualizamos de forma breve o histórico da formação dos profissionais de educação infantil, para identificar quais questões são desafiadoras. O mapeamento bibliográfico das pesquisas acadêmicas brasileiras que focalizam a formação inicial de professores para Educação Infantil, no Curso de Pedagogia, publicadas entre 2002 e 2013, foi realizado no banco de dados da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Esse levantamento revelou aspectos capazes de se constituir como contribuições às políticas públicas e aos formadores dos professores de educação infantil. A análise apontou o aligeiramento e a precarização dessa formação. Constatou-se que os estudos apontam que o Curso de Pedagogia não fornece os conhecimentos necessários a fim de que os professores escolham encaminhamentos adequados à educação das crianças pequenas, no desempenho da sua função de cuidar-educar. Da mesma forma, compromete a invenção de uma profissão: a do profissional de Educação Infantil. Tal contexto reclama a urgência de esforços para uma formação integrada à futura prática profissional através de projetos os quais articulem formação inicial e continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19/05/2015

Como Citar

OLIVEIRA, D. R. de; SILVA, R. A. G. da; GUIMARÃES, C. M. Formação do professor de educação infantil no curso de pedagogia: reflexões a partir da análise das produções científicas (2002-2013). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 1, p. 129–148, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i1.7133. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7133. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos