O papel ético-político da educação na superação da crise socioambiental: uma análise gramsciana

Autores

  • Luciane Albernaz de Araujo Freitas 1Doutora em Educação Ambiental.UFRS - Universidade Federal do Rio Grande – Pós-graduação em Educação Ambiental. Rio Grande - RS – Brasil. 96203-900. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Pelotas – RS - Brasil. 96015-360
  • André Luis Castro de Freitas Doutorando em Educação.UFPEL - Universidade Federal de Pelotas – Pós-graduação em Educação. Pelotas – RS – Brasil. 96010-610.UFRS - Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande - RS – Brasil. 96203-900

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p191

Palavras-chave:

Crise socioambiental, Educação ambiental transformadora, Pensamento marxiano

Resumo

A crise socioambiental atinge proporções alarmantes, devendo ser pensada para além do meio físico e biológico. Esta se configura como um problema que abrange as dimensões: econômica, social, políticas, em suas inter-relações, estando diretamente condicionada ao modelo civilizatório vigente, o capitalismo. Tendo como suporte teórico o pensamento marxiano e os pressupostos da Educação Ambiental Transformadora, este artigo objetiva problematizar o papel da educação na superação da crise socioambiental para a construção de uma educação e, sobretudo, de uma prática pedagógica que esteja em sintonia com os anseios de contribuir com o processo contra-hegemônico. Nessa perspectiva, problematiza-se o pensamento gramsciano, sobretudo do papel ético-político da educação para a superação da crise socioambiental.

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Biografia do Autor

Luciane Albernaz de Araujo Freitas, 1Doutora em Educação Ambiental.UFRS - Universidade Federal do Rio Grande – Pós-graduação em Educação Ambiental. Rio Grande - RS – Brasil. 96203-900. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Pelotas – RS - Brasil. 96015-360

Professora do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Doutora em Educação Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Social, Pedagoga. Supervisora pedagógica do IFSUL-RIO-GRANDENSE. Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia. Professora de Didática em curso de licenciatura.

André Luis Castro de Freitas, Doutorando em Educação.UFPEL - Universidade Federal de Pelotas – Pós-graduação em Educação. Pelotas – RS – Brasil. 96010-610.UFRS - Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande - RS – Brasil. 96203-900

Professor associado da Universdade Federal do Rio Grande. Doutor e Mestre em Ciência da Computação. Mestre em Educação. Em doutoramento em Educação. Professor colaborador do Mestrado em Computação. Professor dos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação.

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Publicado

11/04/2016

Como Citar

FREITAS, L. A. de A.; FREITAS, A. L. C. de. O papel ético-político da educação na superação da crise socioambiental: uma análise gramsciana. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1, p. 191–203, 2016. DOI: 10.21723/riaee.2016.v11.n1.p191. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7138. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos