O papel ético-político da educação na superação da crise socioambiental: uma análise gramsciana
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p191Palavras-chave:
Crise socioambiental, Educação ambiental transformadora, Pensamento marxianoResumo
A crise socioambiental atinge proporções alarmantes, devendo ser pensada para além do meio físico e biológico. Esta se configura como um problema que abrange as dimensões: econômica, social, políticas, em suas inter-relações, estando diretamente condicionada ao modelo civilizatório vigente, o capitalismo. Tendo como suporte teórico o pensamento marxiano e os pressupostos da Educação Ambiental Transformadora, este artigo objetiva problematizar o papel da educação na superação da crise socioambiental para a construção de uma educação e, sobretudo, de uma prática pedagógica que esteja em sintonia com os anseios de contribuir com o processo contra-hegemônico. Nessa perspectiva, problematiza-se o pensamento gramsciano, sobretudo do papel ético-político da educação para a superação da crise socioambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.