Educação superior e mobilidade nas faixas de fronteira: alguns efeitos da política em curso

Autores

  • Adriana de Lurdes Trentin Alvares Mestranda em Educação. UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados – MS – Brasil.
  • Giselle Cristina Martins Real Doutora em Educação. USP – Universidade de São Paulo. Professor Adjunto, atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu. UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados – MS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i4.7267

Resumo

A educação superior tornou-se elemento estratégico para aceleração dos processos de desenvolvimento e consolidação das economias nas últimas décadas, promovendo sua expansão, especialmente na esfera privada. No entanto, não tem sido suficiente para absorver a demanda, em ascensão, de algumas carreiras mais atrativas. Esse processo tem estimulado estudantes brasileiros a buscarem instituições de educação superior em países fronteiriços, como Paraguai e Bolívia, gerando preocupações com a qualidade e equivalência curricular desses cursos. Os estudos sobre a temática são incipientes, especialmente considerando os efeitos da mobilidade nos currículos de cursos de graduação nestes espaços. Justifica-se a temática, tendo em vista as tendências e tensões acerca da globalização e internacionalização da educação superior, com vistas a viabilizar novos estudos sobre esse movimento que se apresenta de forma crescente. Adotou-se como metodologia a análise documental e bibliográfica. Além disso, espera-se que o estudo contribua para o desvelamento de possíveis efeitos da privatização da educação superior nas regiões de fronteira com o Brasil, de forma a indicar a realização de estudos, para que se encontrem alternativas de políticas que permitam o monitoramento da qualidade na educação superior para além dos sistemas de avaliação e regulação vigentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27/04/2015

Como Citar

ALVARES, A. de L. T.; REAL, G. C. M. Educação superior e mobilidade nas faixas de fronteira: alguns efeitos da política em curso. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 4, p. 930–944, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v9i4.7267. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7267. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos