Desafios da leitura e da escrita em meio digital

Autores

  • Adair de Aguiar Neitzel Doutora em Literatura. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí – Santa Catarina – Brasil.
  • Janete Bridon Reis Mestre em Educação na linha de pesquisa Cultura, Tecnologia e Processos de Aprendizagem. UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí. Professora de língua Portuguesa e língua inglesa. Itajaí – Santa Catarina – Brasil.
  • Maria Lindamir de Aguiar Barros Professora da Rede de Ensino de Itajaí. Itajaí – Santa Catarina – Brasil.
  • Aletéia de Simas Rossi Professora da Rede de Ensino de Itajaí. Itajaí – Santa Catarina – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i4.7282

Resumo

Este artigo trata das estratégias de ensino no campo da leitura literária que os licenciandos de Letras promoveram no decorrer do Programa Docência na Educação Básica/PIBID/UNIVALI. Foram analisadas as concepções que subjazem essas estratégias e como elas colaboram para a formação de leitores no ensino médio. Esta investigação, de caráter qualitativo, utilizou como instrumentos de coleta de dados os portfólios redigidos pelos licenciandos de Letras, bolsistas do PIBID, disponíveis no ambiente virtual da instituição, e entrevistas com os alunos do ensino médio que participaram da pesquisa. Os resultados apontam que, por meio da leitura e da produção de contos multimídias, os alunos foram capazes de fazer relações com outros textos; ampliar o diálogo sobre a obra lida; colocar a pesquisa no centro do processo; fazer uso da autonomia na escolha do material; participar de um processo criativo; trabalhar em equipe; aprender a importância da revisão na produção de textos; negociar saberes. Ao trabalhar-se com a literatura de forma a resguardar sua função estética, os estudantes mudaram sua visão sobre o texto literário, passando a compartilhá-lo com os pares e a reconhecer as literariedades do texto e as sutilezas das construções literárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adair de Aguiar Neitzel, Doutora em Literatura. UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí – Santa Catarina – Brasil.

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Coordenadora Institucional do PIBID/2010 e do Projeto de Formação de Leitores ContArte - contadores de histórias da UNIVALI. Participa como membro do comitê editorial da revista Contrapontos (UNIVALI), Mafuá (UFSC) e Confluências Culturais (UNIVILLE). Desenvolve pesquisas sobre Leitura, Formação estética e Formação de professores. Atualmente, em parceria com o Grupo de Pesquisa do Centre de Sociologie des Pratiques et des Représentations Politiques (CSPRP), da Universidade Paris VII – Diderot -, desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre A leitura como prática social, em parceria com a professora Anne Kupiec. 

Janete Bridon Reis, Mestre em Educação na linha de pesquisa Cultura, Tecnologia e Processos de Aprendizagem. UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí. Professora de língua Portuguesa e língua inglesa. Itajaí – Santa Catarina – Brasil.

Mestre em Educação na linha de pesquisa Cultura, Tecnologia e Processos de Aprendizagem com os estudos promovidos pelo Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora da UNIVALI. Professora de língua Portuguesa e língua inglesa. Graduada em Letras Português com mérito estudantil pela Universidade do Vale do Itajaí. Graduada em Letras Inglês com mérito estudantil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Revisora e tradutora.

Maria Lindamir de Aguiar Barros, Professora da Rede de Ensino de Itajaí. Itajaí – Santa Catarina – Brasil.

Professora da Rede de Ensino de Itajaí

Aletéia de Simas Rossi, Professora da Rede de Ensino de Itajaí. Itajaí – Santa Catarina – Brasil.

Professora da Rede de Ensino de Itajaí

Downloads

Publicado

27/04/2015

Como Citar

NEITZEL, A. de A.; REIS, J. B.; BARROS, M. L. de A.; ROSSI, A. de S. Desafios da leitura e da escrita em meio digital. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 4, p. 832–851, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v9i4.7282. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7282. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos