Fraude e responsabilidade nas pesquisas CTS: a investigação das aparências

Autores

  • Simone Moraes Stange Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade. UFSCAr - Universidade Federal de São Carlos - Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. São Carlos – SP – Brasil.
  • Carlos Roberto Massao Hayashi Doutor em Educação. UFSCAr - Universidade Federal de São Carlos -Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - Departamento de Ciência da Informação. São Carlos - SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i1.7467

Resumo

Na contemporaneidade, percebe-se o elevado índice de cotejamento da informação com os processos acadêmicos de investigação. A era digital disponibiliza uma ampla área de atuação entre culturas, teorias e modos de pensamento, democratizando o acesso aos pensamentos e ideias, viabilizando a disseminação do conhecimento e, também, possibilitando a promoção de práticas inconsequentes baseadas no plágio. O texto constitui um artigo de revisão de literatura no domínio CTS que analisa as condições de possibilidade da ciência e do sujeito por ela constituído no debate sobre as noções de fraude e de responsabilidade que os mesmos possuem. A pesquisa tem o objetivo de elucidar quais são as implicações que o plágio prescreve para a linha de atuação da ciência e da tecnologia. Logo, o trabalho divide-se em três momentos: inicialmente, buscar-se-á explicitar os conceitos de ética, de responsabilidade e de plágio, construindo aparato para os dois momentos seguintes, o levantamento das principais consequências do fim da autonomia e da autoria científica, na demonstração do descrédito dos sujeitos cognitivos e, no terceiro momento, apresentar as possibilidades de repensar instrumentos de reordenamento das práticas acadêmicas que busquem, significativamente, serem apropriadas de modo autêntico, inovador e baseada no desenvolvimento social das pesquisas em CTS.

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Biografia do Autor

Simone Moraes Stange, Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade. UFSCAr - Universidade Federal de São Carlos - Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. São Carlos – SP – Brasil.

Possui graduação em Ciências - Licenciatura 1º Grau pela Faculdade de Ciências e Letras de Mafra (1982), graduação em Ciências -Licenciatura Plena - Habilitação em Química - Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (1992), graduação com Diploma Superior de Español - Universidad de Salamanca (2002), graduação com Diploma Básico de Español - Universidad de Salamanca (1996), Mestrado em "Educación con énfasis en Gestión Educacional - Universidad Autónoma de Asunción - Paraguai" (2003), Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Ponta Grossa (2012), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professora titular na disciplina de química, na Secretaria do Estado da Educação - SED - Santa Catarina - Brasil. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: química orgânica, química inorgânica, química geral; Educação, pesquisa e abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Carlos Roberto Massao Hayashi, Doutor em Educação. UFSCAr - Universidade Federal de São Carlos -Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - Departamento de Ciência da Informação. São Carlos - SP - Brasil.

Doutor em Educação – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Professor da disciplina de Produção de Conhecimento no Campo Ciência, Tecnologia e Sociedade do Curso de Pós-Graduação Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade.

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Publicado

19/05/2015

Como Citar

STANGE, S. M.; HAYASHI, C. R. M. Fraude e responsabilidade nas pesquisas CTS: a investigação das aparências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 1, p. 259–273, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i1.7467. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7467. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos