Institutos federais de educação: um novo paradigma em educação profissional e tecnológica?

Autores

  • Vicente Zatti INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS CANOAS

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7555

Palavras-chave:

Institutos federais de eEducação. Educação profissional e tecnológica. Emancipação.

Resumo

O presente artigo analisa a proposta de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação em implantação no Brasil desde 2008. Fundados teoricamente na filosofia de Jürgem Habermas e na pedagogia de Paulo Freire, a partir da análise da legislação pertinente e de entrevistas focalizadas, buscamos responder se a referida proposta representa um novo paradigma em educação profissional e tecnológica. Identificamos o conceito de emancipação como central na discussão, pelo fato de tal proposta apresentar em seus discursos a pretensão de emancipar. Algumas características da proposta como a superação da dicotomia entre capacitação técnica e formação humana, a proposição de currículo integrado, a verticalização, a formação para a criticidade, apontam para a superação de um histórico tecnicista, o que configura um novo paradigma em educação profissional e tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Zatti, INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS CANOAS

Doutor em Educação pela UFRGS (2012), Mestre em Educação pela UFRGS, Graduado em Filosofia pela FAFIMC (2001). Atualmente é professor de Filosofia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Câmpus Canoas, ministrando as disciplinas de Filosofia da Educação no curso de Licenciatura em Matemática, Sociedade Ciência e Tecnologia nos Cursos Superiores de Tecnologia e Filosofia nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Coordenador de Extensão do IFRS Câmpus Canoas desde dezembro de 2011. Foi professor Substituto de Filosofia da Educação na UFRGS em 2007 e 2008. Suas pesquisas estão concentradas em Filosofia da Educação e Educação Profissional e Tecnológica, tendo desenvolvido os seguintes projetos de pesquisa: Institutos Federais de Educação: uma proposta emancipatória?(2012), Fundamentos filosófico-históricos da proposta dos Institutos Federais de Educação (2013-2014), Tecnociência e os fundamentos da educação profissional e tecnológica contemporânea (2014 - Atual).

Downloads

Publicado

20/10/2016

Como Citar

ZATTI, V. Institutos federais de educação: um novo paradigma em educação profissional e tecnológica?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1461–1480, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n3.7555. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7555. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos