Institutos federais de educação: um novo paradigma em educação profissional e tecnológica?
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7555Palavras-chave:
Institutos federais de eEducação. Educação profissional e tecnológica. Emancipação.Resumo
O presente artigo analisa a proposta de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação em implantação no Brasil desde 2008. Fundados teoricamente na filosofia de Jürgem Habermas e na pedagogia de Paulo Freire, a partir da análise da legislação pertinente e de entrevistas focalizadas, buscamos responder se a referida proposta representa um novo paradigma em educação profissional e tecnológica. Identificamos o conceito de emancipação como central na discussão, pelo fato de tal proposta apresentar em seus discursos a pretensão de emancipar. Algumas características da proposta como a superação da dicotomia entre capacitação técnica e formação humana, a proposição de currículo integrado, a verticalização, a formação para a criticidade, apontam para a superação de um histórico tecnicista, o que configura um novo paradigma em educação profissional e tecnológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.