Memórias da educação sexual: relatos de educadoras sobre a infância e adolescência

Autores

  • Raquel Baptista Spaziani Doutoranda em Educação Escolar. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Pós-Graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP – Brasil.
  • Patrícia Cristine Pereira Mestre em Educação Escolar. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Pós-Graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP – Brasil.
  • Ana Cláudia Bortolozzi Maia Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Bauru – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i3.7620

Resumo

Muitos/as educadores/as possuem uma história de educação sexual caracterizada pela repressão sexual. Tendo em vista que a forma com que se lida com a própria sexualidade pode estar relacionada à maneira como irá se abordar o tema em sala de aula, faz-se necessário um trabalho de reeducação sexual com estes/as profissionais. Assim, o presente estudo teve como objetivo investigar as memórias de educadoras sobre a educação sexual que tiveram na infância e adolescência. Para isso, oito educadoras escreveram uma redação sobre as suas memórias da educação sexual familiar e escolar. Como resultado, pôde-se perceber que a maior parte das participantes descreveu uma educação sexual familiar omissa, compreendendo a escola como o local em que aprenderam sobre o tema, nas aulas de biologia e em conversas informais.

Downloads

Como Citar

Spaziani, R. B., Pereira, P. C., & Maia, A. C. B. (2015). Memórias da educação sexual: relatos de educadoras sobre a infância e adolescência. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 9(3), 646–655. https://doi.org/10.21723/riaee.v9i3.7620

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)