A tecnologia como aliada no ensino de história e a sua adesão nas escolas de educação básica

Autores

  • Hilda Maria Gonçalves da Silva Professora Doutora do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e dos cursos de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas e de Serviço Social. UNESP – Universidade Estadual Paulista, campus Franca. Franca – SP – Brasil.
  • Célia Maria David Professora Adjunta do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e dos cursos de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas e de Serviço Social. UNESP – Universidade Estadual Paulista, campus Franca. Franca – SP – Brasil.
  • Almir Mantovani Professor Doutor do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas. UNESP – Universidade Estadual Paulista, campus Franca. Franca – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i2.7707

Resumo

A pesquisa em tela teve como objetivo apreender a inserção das TICs - tecnologias de informação e comunicação - na ação docente da rede pública de ensino básico do estado de São Paulo, mais especificamente em relação ao ensino de História. Elaborou-se uma contextualização histórica do amparo ao uso dessas tecnologias nas instituições de ensino. A amostragem, dos dados levantados sobre a utilização desses recursos, teve como recorte a cidade de Franca e contou com a colaboração dos graduandos do quarto ano do curso de História da Unesp-Franca. Apreende-se da análise que apesar da extensa bibliografia que versa sobre os benefícios da utilização dos recursos tecnológicos para o ensino de História nas aulas de educação básica e, ainda da forte defesa em relação ao uso desses recursos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; a realidade prática das instituições de ensino ainda encontra-se enraizada em um processo educativo que se restringe, essencialmente, a figura do professor e ao livro didático, ou aos cadernos de aprendizagem fornecidos pelo Estado.

Biografia do Autor

Hilda Maria Gonçalves da Silva, Professora Doutora do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e dos cursos de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas e de Serviço Social. UNESP – Universidade Estadual Paulista, campus Franca. Franca – SP – Brasil.

Professora Doutora do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e dos cursos de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas e de Serviço Social da Unesp-Franca.

Célia Maria David, Professora Adjunta do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e dos cursos de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas e de Serviço Social. UNESP – Universidade Estadual Paulista, campus Franca. Franca – SP – Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e dos cursos de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas e de Serviço Social da Unesp-Franca.

Almir Mantovani, Professor Doutor do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas. UNESP – Universidade Estadual Paulista, campus Franca. Franca – SP – Brasil.

[1] Professor Doutor do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da FCHS-Unesp-Franca e do Centro Universitário de Franca Uni-FACEF.

Downloads

Publicado

07/07/2015

Como Citar

Silva, H. M. G. da, David, C. M., & Mantovani, A. (2015). A tecnologia como aliada no ensino de história e a sua adesão nas escolas de educação básica. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 10(2), 390–399. https://doi.org/10.21723/riaee.v10i2.7707

Edição

Seção

Artigos