A tecnologia como aliada no ensino de história e a sua adesão nas escolas de educação básica
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v10i2.7707Resumo
A pesquisa em tela teve como objetivo apreender a inserção das TICs - tecnologias de informação e comunicação - na ação docente da rede pública de ensino básico do estado de São Paulo, mais especificamente em relação ao ensino de História. Elaborou-se uma contextualização histórica do amparo ao uso dessas tecnologias nas instituições de ensino. A amostragem, dos dados levantados sobre a utilização desses recursos, teve como recorte a cidade de Franca e contou com a colaboração dos graduandos do quarto ano do curso de História da Unesp-Franca. Apreende-se da análise que apesar da extensa bibliografia que versa sobre os benefícios da utilização dos recursos tecnológicos para o ensino de História nas aulas de educação básica e, ainda da forte defesa em relação ao uso desses recursos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; a realidade prática das instituições de ensino ainda encontra-se enraizada em um processo educativo que se restringe, essencialmente, a figura do professor e ao livro didático, ou aos cadernos de aprendizagem fornecidos pelo Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.