Conhecimentos, práticas e vivências da sexualidade em jovens são-tomenses

Autores

  • Flavio Castelo David dos Santos Andrade Doutorando em Ciências da Educação. FPCEUP – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Porto. Porto – Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i2.7792

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns resultados preliminares da pesquisa que está a ser realizada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP/CIIE) com o objetivo de identificar conhecimentos, práticas e vivências da sexualidade dos jovens São-tomenses e o papel da Educação Sexual Escolar (ESE) na adopção de comportamentos preventivos e saudáveis. Estudo qualitativo, exploratório, realizado através de um questionário de autopreenchimento, aplicado a 280 jovens, (135) rapazes e (145) raparigas entre os 15 e os 19 anos de idade, frequentando a 10ª classe do ensino secundário em estabelecimentos públicos e privados. Resultados: observamos que há mudanças em curso no sentido de um maior controlo dos/as jovens estudantes sobre a sua vida sexual, nomeadamente através do prolongamento da idade de abstinência e da monogamia no namoro. O início da atividade sexual é mais precoce nos rapazes (3 anos mais cedo do que as raparigas) e é mais observada, para rapazes e raparigas, quando não tem associada a relação de namoro. É de admitir a hipótese de que a ancoragem da prática sexual na relação afetiva possa ser protetora e libertadora, particularmente para as raparigas, do peso da identidade de género herdada, permitindo uma escolaridade mais prolongada e um projeto de vida mais autónomo.

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Publicado

07/07/2015

Como Citar

ANDRADE, F. C. D. dos S. Conhecimentos, práticas e vivências da sexualidade em jovens são-tomenses. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 2, p. 301–319, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i2.7792. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7792. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

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