Representações sociais sobre redução da maioridade penal: um estudo com protagonistas da rede de proteção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.7842

Palavras-chave:

Educação. Representações Sociais. Maioridade Penal. Rede de Proteção.

Resumo

O artigo relata investigação que teve por objetivo identificar quais são as representações sociais sobre a redução da maioridade penal evocadas pelos atores sociais que compõem a Rede de Proteção de crianças e adolescentes na região metropolitana de Curitiba. A pesquisa teve 143 participantes, sendo 84% mulheres e 16% homens. Os dados foram colhidos mediante a utilização de um protocolo que continha questões de identificação e uma questão de evocação livre cujo termo indutor era Redução da Maioridade Penal. Para o tratamento dos dados obtidos pela evocação livre, utilizou-se o programa computacional EVOC e para o tratamento dos dados obtidos com as demais questões procedeu-se à análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que as representações sociais sobre redução da maioridade penal estruturam-se em torno dos elementos Educação, Responsabilidade, Família, Direito e Injustiça. Os sujeitos da pesquisa consideram as propostas de mudança da idade relacionada à maioridade penal como uma injustiça para com a criança e para com o adolescente e que o Estado não está priorizando políticas públicas adequadas para a resolução dos problemas que afetam os jovens brasileiros.

Biografia do Autor

Adolfo Antonio Hickmann, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Salesiana Dom Bosco - FSDB. Mestre em Educação pelo PPGE/UFPR, Brasil. Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, Doutorando em Educação pelo PPGE/UFPR.

Araci Asinelli-Luz, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional), Setor de Educação da UFPR, Brasil. Vice-coordenadora do NEPS – Núcleo de Estudos de Pedagogia Social NEPS/UFPR.

Edival Sebastião Teixeira, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1992), Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), Pós-doutorado em Psicologia Ambiental pela Universidade de Évora (2013). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014). Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da UTFPR de 2005 a 2010. Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação da UTFPR de 2012 a 2013. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR de 2009 a 2013. Membro do Comitê Assessor da Área de Ciências Humanas da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Membro do Conselho Municipal de Educação de Pato Branco, PR. Atualmente é Professor Associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Docente no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional. Interessa-se por investigações na temática das relações entre representações e práticas sociais em diferentes contextos, em especial nos da educação formal e não formal, da saúde pública e do trabalhador e do trabalho em organizações públicas e privadas.

Girlane Moura Hickmann, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal do Paraná

Possui Graduação em Língua Inglesa pela UFPI. Especilaista em Lingua Inglesa pela FIJ/RJ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação da UFPR, Brasil. Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFPR.

Downloads

Publicado

13/01/2017

Como Citar

HICKMANN, A. A.; ASINELLI-LUZ, A.; TEIXEIRA, E. S.; HICKMANN, G. M. Representações sociais sobre redução da maioridade penal: um estudo com protagonistas da rede de proteção. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 70–89, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.7842. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7842. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos