La educación inclusiva en la Educación Superior: relato del contexto universitario cubano

Autores

  • Elsie Alejandrina Pérez Serrano UHo – Universidad de Holguín. Holguín – Cuba. Bolsista Capes/Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i5.7913

Resumo

Os principais fundamentos teóricos da inclusão no ensino superior em Cuba permitem modelar dois componentes essenciais: as dimensões e os processos. As dimensões configuram a inclusão em três perspectivas: a axiológica, referida à aceitação da diversidade humana como um valor; a política, com a adoção de uma legislação para concretizar o direito à inclusão e; a educativa, que implica a elaboração de estratégias didáticas colaborativas entre os professores, os alunos e todas as pessoas que participam do contexto universitário. A inclusão impõe desafios às instituições do ensino superior que implica introduzir transformações em suas dinâmicas a partir de três processos: o aceso, a permanência e o egresso. Isso pressupõe a formação de recursos humanos, a formação permanente dos professores, a organização dos recursos materiais, humanos e técnicos e o trabalho didático metodológico no processo de ensino e de aprendizagem. Também, refere-se às chamadas “categorias de deficiências” com maior inclusão, os programas mais inclusivos e as adequações curriculares que se realizam. Por último, o artigo apresenta um exemplo do estado atual da inclusão na Universidade de Holguín, com referência à graduação e pós-graduação.

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Como Citar

SERRANO, E. A. P. La educación inclusiva en la Educación Superior: relato del contexto universitario cubano. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. 583–598, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i5.7913. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7913. Acesso em: 22 dez. 2024.