A implementação da disciplina de Libras no contexto dos cursos de licenciatura

Autores

  • Otávio Santos Costa UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos – São Paulo – Brasil. Mestrando. Bolsista Obeduc/Capes. Brasil.
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos – São Paulo – Brasil. Pesquisadora do projeto em rede “Acessibilidade no Ensino Superior” (Obeduc/Capes). Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i5.7923

Resumo

Com a promulgação do Decreto n. 5.625/2005 que regulamenta a Lei n. 10.436/2002 – a qual reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação; determina que sejam garantidas formas para sua institucionalização e difusão; bem como implementação da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de magistério e Fonoaudiologia –, há um movimento para o reconhecimento da importância da Libras na educação dos surdos e busca-se levar os futuros professores a conhecer em alguma medida essa língua, procurando favorecer o atendimento educacional que prestarão aos alunos surdos. Diante disso, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise da literatura científica disponível sobre o processo de implementação da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de licenciaturas. O corpus da pesquisa constituiu-se por teses e dissertações sobre o referido tema. A coleta ocorreu mediante acesso ao Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Destacamos que a implementação das disciplinas de Libras nos cursos de licenciaturas está longe de resolver o problema da educação de surdos no Brasil, mas que seus impactos potencializam o interesse pelo debate acerca da formação de recursos humanos para contemplar a inclusão escolar e social de alunos com deficiências.

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Como Citar

COSTA, O. S.; LACERDA, C. B. F. de. A implementação da disciplina de Libras no contexto dos cursos de licenciatura. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. 759–772, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i5.7923. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7923. Acesso em: 27 fev. 2021.

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