Relações educacionais: comportamentos do professor de inglês que afetam a motivação do aluno
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v10i3.8096Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada em Curitiba (PR) com 82 alunos e quatro professores de uma escola de línguas ligada a uma universidade publica federal. Partiu-se do pressuposto de que os comportamentos dos professores, ao ministrar suas aulas, poderiam influenciar positiva ou negativamente em algumas variáveis motivacionais dos alunos durante as aulas. O estudo teve como objetivo avaliar o estado e as metas motivacionais do aprendiz e relacionar esses elementos com a forma como os professores conduzem suas aulas. Os dados foram levantados através de entrevistas, aplicação de questionários e da observação direta dos comportamentos emitidos em sala de aula. As análises estatísticas dos dados feitas através dos testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e Tukey apontaram para os seguintes resultados: 1) Quanto maior era a responsividade do professor maiores eram a Atitude positiva dos alunos em relação ao curso e a Adoção de Metas de Aprendizagem Orientadas tanto para o Desempenho Pessoal como pelo Meio; 2) Quanto mais estratégias aversivas o professor usava em sala de aula maior era a Adoção de Metas de Aprendizagem Orientadas para o Desempenho Pessoal; 3) Quanto maior é a Exigência e o Controle Aversivo, mais ansioso ficou o aluno.Downloads
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