Escola, discurso e adolescência masculina

Welson Barbosa Santos, Nilson Fernandes Dinis

Resumo


Fundamentada no conceito de que masculinidades são submetidas a uma trama de discursos, de saber e de relações de poder, processos que impõem verdades assujeitadoras, esta discussão tem como objetivo contribuir para que a docência supere vícios históricos cometidos nesse campo do saber. Inscritas por meio de experiências culturais, as masculinidades têm sido edificadas pelo discurso e através de relações sociais em espaços como a escola e a internet. Nesse caminho, o pressuposto aqui assumido é de que masculinidades hegemônicas são fortalecidas ao colocar as demais masculinidades na condição de subalternas ou clandestinas. Quanto aos métodos, como parte de uma discussão de Doutorado, ele se sustenta nos conceitos de discursos propostos por Michel Foucault. A pesquisa envolveu 17 sujeitos, foi usada uma página de relacionamento virtual para o acesso às falas dos participantes e isso possibilitou sinalizar a forma como discursos são disseminados, incidem sobre o masculino e buscam ajustá-lo a norma.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v10i3.8102



Direitos autorais 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.