A construção de narrativas históricas: conservação da memória na terceira idade

Érica Fernanda Zavadovski Kalinovski, Fabiane Freire França

Resumo


Este artigo tem por objetivo compreender a necessidade de atividades voltadas à memória na terceira idade, por meio da construção de narrativas históricas orais. Pautamo-nos na prática de estágio supervisionado, na modalidade de educação não formal3, desempenhada em um centro de atendimento ao idoso, a fim de apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Pedagogia no ano de 2014. Partimos da seguinte indagação: como é possível estimular e conservar a memória de idosos a partir da produção de narrativas orais baseadas em fatos históricos de suas vidas? Assim, verificamos a relevância de idosos manterem uma boa saúde mental. Concluímos que: a) as instituições destinadas a idosos precisam ultrapassar o trabalho assistencialista e funcional; b) parte dos idosos se sentiu um tanto desmotivados ao terem de relembrar ações passadas de suas vidas; c) é preciso incitar e sustentar a memória nessa e, em todas as fases vitais.

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DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v10i3.8107



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Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

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