Políticas públicas educacionais em foco: o programa mais educação em discussão

Autores

  • Valéria Fernandes de Abreu Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Elisangela da Silva Bernado Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p2

Palavras-chave:

Política pública, Política educacional, Programa Mais Educação,

Resumo

Este artigo destina-se a reflexão acerca das políticas públicas que vêm sendo adotadas e desenvolvidas no âmbito educacional no Brasil, no que diz respeito a educação (em tempo) integral. Aborda a educação como vertente das políticas sociais existentes em nosso país. Considera também a operacionalização do Programa Mais Educação, enquanto programa indutor do Governo Federal, na busca de uma educação (em tempo) integral, a qual vem tomando referência e proposta de um novo paradigma de educação. Tem-se como objetivo enfatizar a Escola como local primordial para realização do referido Programa, bem como, percepções na qualificação e trabalho de todas as pessoas envolvidas na instituição escolar. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. A revisão da literatura especializada com o objetivo de aprofundar o referencial teórico de suporte à investigação, bem como, a análise documental de leis, decretos, planos dentre outros em conexão com nossa temática. Analisando os dados levantados qualitativamente, uma das possíveis conclusões persegue a perenidade do programa em questão, repudiando improvisos, adotando uma política consciente e permanente de Estado para o tema da educação.

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Biografia do Autor

Valéria Fernandes de Abreu, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Pesquisadora do Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI). Mestranda em Educação. UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – RJ – Brasil. 22290-240. FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro - RJ – Brasil. 20270-003

Elisangela da Silva Bernado, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Bolsista PNPD/CAPES. Pós-Doutoranda em Educação. UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Pós-Graduação em Educação. Rio de Janeiro – RJ – Brasil. 21941-901. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral. UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - de Pós-Graduação em Educação. Rio de Janeiro – RJ – Brasil. 22290-240

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Publicado

11/04/2016

Como Citar

ABREU, V. F. de; BERNADO, E. da S. Políticas públicas educacionais em foco: o programa mais educação em discussão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1, p. 2–21, 2016. DOI: 10.21723/riaee.2016.v11.n1.p2. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8134. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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