Integração Tecnológica na educação básica pública brasileira: uma análise sobre a evolução temporal e a interdisciplinaridade do tema.

Autores

  • Priscila Cadorin Nicolete Universidade Federal de Santa Catarina
  • Simone Meister Sommer Bilessimo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patricia de Sa Freire Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juarez Bento da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marta Adriana da Silva Cristiano Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.8151

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Tecnologia da Informação e da Comunicação. Educação. Ensino básico. Integração.

Resumo

A complexidade inerente ao contexto de integração tecnológica na educação básica – na realidade atual dos estudantes e na cultura digital que permeia a sociedade atual – caracteriza uma transformação na dinâmica da construção do conhecimento, do qual os processos de ensino e aprendizagem, utilizando métodos do ensino tradicional, apresentam dificuldades para conectar-se ao aluno e envolve-lo de forma plena nesse processo. Esse novo contexto passa a exigir pesquisas interdisciplinares para sua melhor compreensão, envolvendo especialistas na área de ciências sociais e áreas mais técnicas como engenharias e ciência da computação. Para responder a questão de como se processa a evolução dos estudos teóricos e empíricos interdisciplinares relacionados ao tema foi realizada uma pesquisa com o objetivo de compreender a evolução, a interdisciplinaridade e as variáveis teórico-empíricas relacionadas à integração de tecnologias na educação básica brasileira. Este artigo apresenta os resultados da pesquisa exploratória realizada com procedimentos de revisão sistemática da literatura em bases de dados eletrônicas seguida de análises bibliométrica e descritiva. Entre os resultados obtidos, foram identificadas como estratégias para a integração de tecnologias na educação básica pública brasileira; Experimentação Remota para ensino de Física, Mobile Learning e Softwares para práticas nas aulas de Matemática. O estudo demonstrou a interdisciplinaridade do tema identificando seis grandes áreas do conhecimento: Matemática, Ciências Sociais, Ciência da Decisão, Ciência da Computação, Engenharias e Negócios/Administração.

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Biografia do Autor

Priscila Cadorin Nicolete, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Pesquisadora no Laboratório de Experimentação Remota (RExLab).

Simone Meister Sommer Bilessimo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1997), mestrado (1999) e doutorado (2007) em Engenharia de Produção pela UFSC. Atualmente é professora com dedicação exclusiva da UFSC - Campus Araranguá.

Patricia de Sa Freire, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Juarez Bento da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração de Empresas pela PUC-RS (1991), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Caarina - UFSC (2002) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2007). Professor adjunto da UFSC.

Marta Adriana da Silva Cristiano, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Mestre em Ciência da Computação pela UFSC (2003). Especialista em Educação Inclusiva (URB-RJ). Bacharel em Ciência da Computação pela UNISUL (2001). Pesquisadora do RexLab – Laboratório de experimentação Remota (UFSC).

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Publicado

20/12/2016

Como Citar

NICOLETE, P. C.; BILESSIMO, S. M. S.; FREIRE, P. de S.; SILVA, J. B. da; CRISTIANO, M. A. da S. Integração Tecnológica na educação básica pública brasileira: uma análise sobre a evolução temporal e a interdisciplinaridade do tema. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2064–2086, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.8151. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8151. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos