Estudo da ciência da educação fundamentada na interdisciplinaridade por Olga Pombo: um estudo de revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i4.12113

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Olga Pombo, Integração de saberes.

Resumo

Trata-se de revisão sistemática da literatura, com objetivo de verificar como as ideias de interdisciplinaridade formuladas pela epistemóloga portuguesa Olga Pombo apresentam-se nas teses de doutorado publicadas no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2015 a 2017. O corpus final foi formado de 28 teses, sendo onze em Educação, oito em Ciência da Informação e as demais nas áreas de Saúde, Desenvolvimento e Meio Ambiente. Neste estudo verificou-se que a interdisciplinaridade retratada corrobora o conceito defendido pela autora em relação a “manifestação de transformação epistemológica em curso”.

Biografia do Autor

Patrícia Medina, Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências Humanas e Letras (1986), graduação em Direito pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2006), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é docente do Mestrado em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos da Escola Superior da Magistratura Tocantinense em cooperação com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor adjunto IV da Fundação Universidade Federal do Tocantins, Coordenador de curso de Pedagogia , campus Palmas e bolsista - fapto da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Editora Científica da Revista Adsumus da Defensoria Publica do Estado do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Professores Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, educação superior, direitos humanos, pedagogia e excelência em gestão

Maria Leda Melo Lustosa Pereira, Universidade Federal do Tocantins e Escola Superior da Magistratura Tocantinense

Mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)  em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). Possui Pós-graduação, lato sensu, em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil, Canoas/RS. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Palmas/TO e em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar e docência das disciplinas pedagógicas do magistério, pelo Centro Universitário Luterano de Palmas/TO. Docente na Educação Básica desde 1995. Professora da Rede Estadual de Ensino do Tocantins desde junho de 2002, vinculada à área de Planejamento e Gestão. Exerce a Advocacia.

José Eudacy Feijo de Paiva, Universidade Federal do Tocantins e Escola Superior da Magistratura Tocantinense

Mestrando em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Escola Superior da magistratura Tocantinense (ESMAT). Possui graduação em Direito pela Universidade do Tocantins (2002) e graduação em Curso de Formação de Oficiais (CFO) pela Academia de Polícia Militar de Goiás (GO) (1988). Pós-graduação em Gestão Pública e Qualidade (2009), Docência do Ensino Superior (2001) e especialização em Comunicação Social (1993). Atualmente está Coordenador de Gestão Estratégica do TJTO. É servidor efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, no cargo de Analista Judiciário. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, gestão, cliente, administração pública e clima organizacional.

Referências

ALMEIDA, T. M. S. A. Por “Trilhas, roteiros e legendas de uma cidade chamada Duque de Caxias: memórias e representações de Francisco Barboza Leite (1950-1990). 2017. 299 f. Tese (Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes) – Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy, Duque de Caxias, 2017.

CONCEICAO, A. O. Interação entre universidade e empresa: a formação interdisciplinar ampla. 2016. 127 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

COSTA, C. A. S. A Interdisciplinaridade na Produção em Educação Ambiental: Uma Leitura Ontometodológica à Luz do Materialismo Histórico-Dialético. 2015. 200 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.

DONATO, C. R. Dinâmica ambiental espeleológica: memória, conservação e educação. 2016. 268 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente UFPI-UFRN-FUFSE-UESC-UFPB/JP) – Fundação Universidade Federal de Sergipe, Natal, 2016.

FARIAS, T, C. B. Formação interdisciplinar: contribuições da residência multiprofissional em saúde. 2016. 185 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.

FIGUEIREDO, R. O. M. Intercontextualidade na prática educativa de iniciação à docência em Matemática para a educação básica. 2017. 198 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

FREIRE, L. A. A universidade e a questão do conhecimento – o currículo acadêmico na perspectiva da inter/transdisciplinaridade e da ecologia dos saberes. 2015. 116 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

GARRIDO, L. S. A Inserção da Educação Ambiental em cursos de Pedagogia e Licenciatura em Ciências Biológicas: caminhos para a Interdisciplinaridade? 2016. 184 f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016.

LIMA, M. H. Trajetórias de docentes nos cursos de formação: um estudo do percurso interdisciplinar e suas implicações na prática profissional. 2017. 190 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.

LISBOA, E. A. Inserção da interdisciplinaridade na formação de licenciandos em física. 2017. 211 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

MARTINS, C. J. V. Configurações teóricas e instrumentais para análise de informações estratégicas de aerotrópoles: um voo interdisciplinar. 2016. 313 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação - UFRJ – IBICT) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

MARTINS, R. O valor probatório do documento eletrônico: análise interdisciplinar entre a arquivologia e o direito. 2015. 197 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Marília, Marília, 2015.

MIRANDA, S. G. Práticas de linguagem, letramentos e interdisciplinaridade em uma escola pública. 2016. 334 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

NISENBAUM, M. A. A transposição científica da física para a ciência da informação. 2017. 143 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação - UFRJ – IBICT) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

NOVO, L. F. Interdisciplinaridade na pesquisa: significações na cultura de uma Universidade Pública. 2017. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

OLIVEIRA, V. A. C. Currículo do curso de enfermagem da universidade federal de Minas Gerais: perspectiva de docentes e discentes. 2016. 125 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

OTTONI, H. M. A inovação no universo do conhecimento em ciência e tecnologia: um recorte na física experimental e aplicada. 2016. 216 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação UFRJ – IBICT) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

RAMOS, L. O. L. O lugar da interdisciplinaridade na educação superior: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de bacharelado interdisciplinar da UFBA. 2016. 280 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

REBELLO, A. P. S. Ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul: estudo das concepções teóricas e práticas pedagógicas de professores da área das ciências da natureza. 2017. 276 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Unidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

SANTOS, C. D. Ciência da informação e interdisciplinaridade: interconexões com a cultura informacional. 2017. 262 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Marília, Marília, 2017.

SANTOS, J. C. S. A informação em instituições políticas: subsídios teóricos e empíricos à proposição do modelo de comportamento informacional em assessorias parlamentares. 2016. 215 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

SOARES, J. M. Integração disciplinas na voz dos docentes de Física, Biologia e Química do Colégio Estadual Ernesto de Farias, São Cristóvão-RJ. 2016. 261 f. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

SOUZA, R. S. A trajetória da política de integração em um curso de enfermagem de uma universidade pública: um estudo de caso. 2016. 124 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

VERDUM, P. L. Formação inicial de professores para educação básica, no contexto dos IFs: propondo indicadores de qualidade, a partir de um estudo de caso no IFRS. 2015. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

VILARINHO, T. F. Padrões de comunicação científica nas ciências sociais: a interdisciplinaridade entre economia, ciência política, sociologia e antropologia. 2015. 220 f. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

WERLANG, R. B. Geoilhas: o ensino de geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade. 2017. 168 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Químicas da Vida e Saúde UFSM - FURG) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

XAVIER, A. M. Flexibilidade curricular, Interdisciplinaridade e Formação continuada: Projeto Mol(ecul)ar de Formação Superior da UFABC. 2015. 219 f. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Santo André, 2015.

ZIMMERMANN, J. M. Da representação da imagem à imagem como representação em O Pintor de Retratos e Satolep. 2016. 175 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

Publicado

02/09/2019

Como Citar

MEDINA, P.; PEREIRA, M. L. M. L.; FEIJO DE PAIVA, J. E. Estudo da ciência da educação fundamentada na interdisciplinaridade por Olga Pombo: um estudo de revisão. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 4, p. 2287–2300, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i4.12113. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12113. Acesso em: 6 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos