O uso das tecnologias de informação e comunicação aplicadas como tecnologia assistiva na construção do conhecimento dos alunos com deficiência visual que frequentam as salas de recursos multifuncionais

Autores

  • Raquel Rosan Christino Gitahy Docente. UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Faculdade de Direito. Dourados – MS – Brasil. 79804-970. Docente e pesquisadora. UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista. Faculdade de Direito. Programa de Mestrado em Educação. Presidente Prudente – SP – Brasil. 19050-920
  • Jessé Pessoa da Silva Docente da disciplina de Geografia. EE Semíramis C.B. da Rocha e Viriato Bandeira. Coxim – MS - Brasil. 79400-000
  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol Docente no curso de Pedagogia. Uninove. São Paulo- SP- Brasil. 03155-000. UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista. Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação - Programa de Mestrado em Educação. Presidente Prudente – SP – Brasil. 19050-920

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p111

Palavras-chave:

Educação especial, Deficiente visual, Sala de recursos multifuncionais, Tecnologias da informação e da comunicação, Tecnologia assistiva,

Resumo

Essa pesquisa objetivou investigar a contribuição trazida pelo uso das tecnologias de informação e comunicação aplicadas como tecnologia assistiva na construção do conhecimento dos alunos com deficiência visual que frequentaram a sala de recursos multifuncionais. Foram sujeitos da pesquisa dois estudantes com deficiência visual de diferentes anos escolares que frequentam a sala de recursos multifuncionais de duas instituições de ensino. Além dos estudantes, também foram sujeitos da pesquisa as professoras das respectivas salas de recursos multifuncionais que estes frequentam e os professores que os atenderam no ensino regular. Para alcançar o objetivo, inicialmente, foi consultado o referencial teórico e, posteriormente foi realizado o procedimento de estudo de campo por meio do instrumento de coleta entrevista. Os resultados constataram que as duas instituições de ensino pesquisadas ainda estão construindo seu fazer pedagógico em relação ao uso e apropriação das tecnologias de informação e comunicação quando utilizadas na sala de recurso multifuncional como tecnologia assistiva, sendo de fundamental importância a formação docente para a apropriação das tecnologias de informação e comunicação principalmente em relação ao trabalho com a tecnologia assistiva nos ambientes educacionais para que este desenvolva competências e habilidades que permitam construir práticas pedagógicas em congruência com estas tecnologias.

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Biografia do Autor

Raquel Rosan Christino Gitahy, Docente. UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Faculdade de Direito. Dourados – MS – Brasil. 79804-970. Docente e pesquisadora. UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista. Faculdade de Direito. Programa de Mestrado em Educação. Presidente Prudente – SP – Brasil. 19050-920

Doutora em Educação. Pedagoga. Bacharel em Direito. Docente da graduação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Docente, Pesquisadora e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias- GEPECeT no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE-Presidente Prudente-SP).

Jessé Pessoa da Silva, Docente da disciplina de Geografia. EE Semíramis C.B. da Rocha e Viriato Bandeira. Coxim – MS - Brasil. 79400-000

Docente da disciplina de Geografia nas EE Semíramis C.B. da Rocha e Viriato Bandeira. Atua como professor regente do 4º ano do Ensino Fundamental. Tem
experiência na área da Educação, ministrando a disciplina de Geografia nos Ensino Fundamental,
Médio e Superior, professor GTERM(Gerenciador de Tecnologias e Recursos Midiáticos) de STE -
Sala de Tecnologia Educacional, tutoria em cursos de Pós-graduação latu sensu na modalidade EAD
e alfabetização de crianças.

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Docente no curso de Pedagogia. Uninove. São Paulo- SP- Brasil. 03155-000. UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista. Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação - Programa de Mestrado em Educação. Presidente Prudente – SP – Brasil. 19050-920

Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre e Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp/Campus de Presidente Prudente/SP.Atualmente é docente no Curso de Pedagogia (Presencial/Distância) na Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP). Docente, Pesquisadora e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias- GEPECeT no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE-Presidente Prudente-SP).

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Publicado

11/04/2016

Como Citar

GITAHY, R. R. C.; SILVA, J. P. da; TERÇARIOL, A. A. de L. O uso das tecnologias de informação e comunicação aplicadas como tecnologia assistiva na construção do conhecimento dos alunos com deficiência visual que frequentam as salas de recursos multifuncionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1, p. 111–130, 2016. DOI: 10.21723/riaee.2016.v11.n1.p111. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8213. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos