Memória visual e imaginação criadora nas estradas de Kiarostami

Autores

  • Alan Victor Pimenta UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humana - Departamento de Educação. São Carlos – SP

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p726

Palavras-chave:

Fotografia. Abbas Kiarostami (1940). Educação visual. Imaginação criadora. Iluminura Persa.

Resumo

Partimos do sentimento de inquietação provocado pelo contato com imagens cujo aspecto inconcluso sobressai ao desejo de entendimento racionalmente organizado. Neste entremeio, tencionamos alguma reflexão sobre uma forma de interpretação que não se desenvolva exclusivamente com base na obra, mas que a considere como suporte para os sentidos de encontro entre seu criador e aqueles que a veem e possibilite uma experiência estética que se expresse como relação de alteridade e estado de contemplação. Este artigo se faz como proposta para um modo de ver as fotografias de Abbas Kiarostami (Teerã, 1940), que transite pela cultura visual das iluminuras iranianas do século XVI, destacando elementos de sua composição como traços das imagens e narrativas tradicionais dos persas, e se misture aos significados dados a elas no presente de nosso diretor fotógrafo, para compor uma visão imersa na memória visual do artista e na imaginação criadora do espectador.

Biografia do Autor

Alan Victor Pimenta, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humana - Departamento de Educação. São Carlos – SP

Professor no Departamento de Educação da UFSCar, atua nas áreas de "História da Educação" e "Educação, Linguagem e Arte". Desenvolve pesquisas e estudos sobre a arte da pintura, da fotografia e do cinema, considerando a retórica visual e a pedagogia da imagem.

Downloads

Publicado

06/07/2016

Como Citar

PIMENTA, A. V. Memória visual e imaginação criadora nas estradas de Kiarostami. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 726–745, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.n2.p726. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8247. Acesso em: 28 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos