Mulheres no cárcere e educação de adultos
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8375Palavras-chave:
Mulheres. Educação Prisional. Invisibilidade. Vivencias cotidianas.Resumo
O presente artigo constituiu parte de nosso estudo realizado no doutorado. Dividimos esse texto em três momentos, sendo: o primeiro uma breve contextualização sobre os presídios femininos e as mulheres no cárcere, em um segundo momento apresentamos pequenas histórias de cinco mulheres que vivem no cárcere, em que procuramos trazer o cotidiano vivido por elas no presídio, e em um terceiro ponto tratamos da relação dessas detentas com a escola e os processos de escolarização das mesmas. Ao final traçamos algumas considerações e questões finais sobre as mulheres no cárcere.
Downloads
Referências
BEATO, Cláudio. Crimes e Cidades. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
BRASIL. Ministério da Justiça/Departamento Penitenciário Nacional. Relatório Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias INFOPEN – junho de 2014.
BRASIL. Lei 7.210/84 de Execução Penal. Brasília, DF: Senado Federal, 1984.
BRASIL. Lei 12.433 de 2011. Altera a Lei no 7.210, de 11 de julho de 1984 (Lei de Execução Penal). Brasília, DF: Senado Federal, 2011.
CAMPOS, Alzira L. de Arruda.; TRINDADE, L. Sálvia.; COELHO, Lúcia M. Sálvia. Mulheres Criminosas na Abordagem Interdisciplinar. Pesquisa em Debate. Edição 9, v. 5, n. 2, jul - dez 2008.
CANÊDO, Carlos.; FONSECA, David (0rgs). Ambivalência, Contradição e Volatilidade no Sistema Penal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
FOUCAULT, Michel. Segurança, penalidade, prisão. Org. Manoel de B. da Motta; trad. Vera L. A Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012. Ditos & escritos VIII.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
LEMOS BRITTO, José Gabriel de. Os Systemas Penitenciários do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1924.
SILVA, Vanusa Santos. Fios de tragédia: o feminino que mata. In: Simpósio Nacional de História, XXVII, 2013. Anais do Simpósio Nacional de História, Rio G. do Norte: ANPUH-Brasil, julho, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.