O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no Brasil

Autores

  • Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza Universidade Estadual Paulista / Toddler Desenvolvimento Infantil. São Paulo - SP
  • Maria Regina Guarnieri UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências e Letras - Pós-Graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p625

Palavras-chave:

Formação inicial de professores. Inserção à docência. Preparo prático.

Resumo

A partir de uma discussão que focaliza a ineficiência dos modos convencionais de inserção à docência no Brasil, este artigo objetiva apresentar um conceito relativamente inédito e suas potencialidades para repensar o momento reservado para a prática na formação inicial de professores. Trata-se do conceito de preparo prático, fundamentado nas contribuições de Marcelo, Gauthier et al. e Gimeno. A investigação empreendida, de natureza teórica, apresenta como principal indicativo a necessidade de os cursos de formação reverem suas estratégias de inserção à docência, pautando-se em um modelo de inserção orgânica que propicie ao futuro professor, por intermédio de intervenções práticas organizadas, um preparo consistente para o início da profissão docente.

Biografia do Autor

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual Paulista / Toddler Desenvolvimento Infantil. São Paulo - SP

Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Formadora de Orientadores de Estudo no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC/MEC da UNESP. Toddler Desenvolvimento Infantil.

Maria Regina Guarnieri, UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências e Letras - Pós-Graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professora e pesquisadora em cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara/SP, e líder do Grupo de Pesquisa "Trabalho docente e suas relações com o universo escolar e a sociedade", cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. E-mail: mreginag@fclar.unesp.br

Downloads

Publicado

06/07/2016

Como Citar

SOUZA, N. C. A. T. de; GUARNIERI, M. R. O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 625–643, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.n2.p625. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8465. Acesso em: 28 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos