O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p625Palavras-chave:
Formação inicial de professores. Inserção à docência. Preparo prático.Resumo
A partir de uma discussão que focaliza a ineficiência dos modos convencionais de inserção à docência no Brasil, este artigo objetiva apresentar um conceito relativamente inédito e suas potencialidades para repensar o momento reservado para a prática na formação inicial de professores. Trata-se do conceito de preparo prático, fundamentado nas contribuições de Marcelo, Gauthier et al. e Gimeno. A investigação empreendida, de natureza teórica, apresenta como principal indicativo a necessidade de os cursos de formação reverem suas estratégias de inserção à docência, pautando-se em um modelo de inserção orgânica que propicie ao futuro professor, por intermédio de intervenções práticas organizadas, um preparo consistente para o início da profissão docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06/07/2016
Como Citar
SOUZA, N. C. A. T. de; GUARNIERI, M. R. O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 625–643, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.n2.p625. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8465. Acesso em: 12 ago. 2022.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.