A dinâmica consciente/inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural

Autores

  • Lígia Márcia Martins UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências - Departamento de Psicologia. Bauru - SP http://orcid.org/0000-0002-4293-9580

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p678

Palavras-chave:

Psicologia histórico-cultural. Psiquismo. Consciência. Inconsciente.

Resumo

O estudo das dimensões consciente e inconsciente do psiquismo humano marca as próprias origens da psicologia. Enfoques prevalentes ora sobre uma dimensão ora sobre outra conduziram a interpretações distintas e antagônicas que foram firmando-se nas diversas matrizes do pensamento psicológico. Segundo Vygotski e seguidores, os rumos dicotômicos trilhados pela psicologia determinaram mudanças lógico-metodológicas tendo em vista a ampliação dos princípios de estruturação da própria ciência psicológica. Com este empenho, se conduziram na direção da sistematização da teoria histórico-cultural, fundamentando-a nos princípios metodológicos materialistas dialéticos. Por essa via, conferiram ao psiquismo humano um enfoque unitário, pelo qual as dimensões consciente e inconsciente resultam apreendidas como polos opostos, todavia, interiores um ao outro. À luz deste referencial esse estudo tem como objetivo apresentar a concepção histórico-dialética acerca da dinâmica consciente/inconsciente, tendo em vista contribuir com a análise sistêmica dos fenômenos psíquicos. Conclui-se que o conteúdo da consciência é dado pelo significado da palavra – o não verbal resulta oculto e foge ao controle consciente; o significado da palavra se forma e se transforma na relação ativa sujeito-objeto; o psiquismo humano não se limita à sua vertente consciente, por isso é licito considerar que o inconsciente é potencialmente consciente e vice versa.

Biografia do Autor

Lígia Márcia Martins, UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências - Departamento de Psicologia. Bauru - SP

Livre Docente em Psicologia da Educação, Professora do Curso de Psicologia, Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Araraquara, São Paulo, Brasil.

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Publicado

06/07/2016

Como Citar

MARTINS, L. M. A dinâmica consciente/inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 679–689, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.n2.p678. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8541. Acesso em: 28 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos