Desenvolvimento de sistemas gamificados com foco no edutretenimento e no jogador: uma análise dos arquétipos de Bartle e Marczewski
DOI:
https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p363Palavras-chave:
Gamificação, Edutretenimento, Sistema gamificado, Jogadores, Motivação,Resumo
O presente trabalho traz uma metodologia de desenvolvimento de sistemas gamificados, em que se aborda o aprendizado nesses meios a partir do entretenimento, conceito definido como Edutretenimento. Ao se empregar a Gamificação neste tipo de produção, acredita-se que a investigação deva recair apenas sobre as técnicas de jogo. No entanto, a partir de uma revisão da literatura, constatou-se que o foco deve estar centrado no jogador, considerando-se os seus sentimentos e reais motivações para permanecer no sistema. Como resultado, é apresentado um quadro comparativo sobre as teorias de Bartle (1996, 2005) e Marczewski (2015) com as principais diferenças dos tipos de jogador em ambientes de jogos e sistemas gamificados, principalmente no que diz respeito às estratégias motivacionais no contexto da educação.Downloads
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