Desenvolvimento de sistemas gamificados com foco no edutretenimento e no jogador: uma análise dos arquétipos de Bartle e Marczewski

Autores

  • Shelley Navari Christianini Mestre do Programa de Pós-graduação em TV Digital: Informação e Conhecimento. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Bauru – SP - Brasil. 17033-360
  • Fernando Chade De Grande Mestrando do Programa de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Bauru – SP - Brasil. 17033-360
  • Marcos Américo Docente do Programa de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Bauru – SP - Brasil. 17033-360

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p363

Palavras-chave:

Gamificação, Edutretenimento, Sistema gamificado, Jogadores, Motivação,

Resumo

O presente trabalho traz uma metodologia de desenvolvimento de sistemas gamificados, em que se aborda o aprendizado nesses meios a partir do entretenimento, conceito definido como Edutretenimento. Ao se empregar a Gamificação neste tipo de produção, acredita-se que a investigação deva recair apenas sobre as técnicas de jogo. No entanto, a partir de uma revisão da literatura, constatou-se que o foco deve estar centrado no jogador, considerando-se os seus sentimentos e reais motivações para permanecer no sistema. Como resultado, é apresentado um quadro comparativo sobre as teorias de Bartle (1996, 2005) e Marczewski (2015) com as principais diferenças dos tipos de jogador em ambientes de jogos e sistemas gamificados, principalmente no que diz respeito às estratégias motivacionais no contexto da educação.

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Publicado

04/05/2016

Como Citar

Christianini, S. N., De Grande, F. C., & Américo, M. (2016). Desenvolvimento de sistemas gamificados com foco no edutretenimento e no jogador: uma análise dos arquétipos de Bartle e Marczewski. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 11(esp.1), 363–373. https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p363